Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > Parceria para promoção da cultura

Parceria para promoção da cultura

IFF e Funarte discutem possibilidade de parceria para preservação, valorização e difusão da memória da cultura e das artes brasileiras. Reunião foi realizada no dia 20/08.
por admin publicado 02/09/2015 19h15, última modificação 14/12/2017 14h23

Visita Funarte 2

O encontro aconteceu na sede do Centro de Documentação e Informação (Cedoc) da Fundação Nacional de Artes (Funarte), no Rio de Janeiro, e contou com a participação de 14 servidores do IFFluminense que atuam em diversas áreas, além dos gestores das duas instituições. Em junho, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura do Instituto fez uma visita à Fundação para dar início às discussões, vislumbrando um acordo de cooperação técnica (Relembre AQUI).

As possibilidades em torno da parceria são muitas e foram apontadas pelos servidores bibliotecários, da área de Comunicação, ligados aos Centros de Memória, professores de teatro, de dança, de história e de música que participaram da visita técnica.

A proposta é de que cada instituição disponibilize seus conhecimentos e recursos humanos para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, levantamento, preservação, organização e difusão de acervo; orientação e capacitação de servidores e alunos, bem como realização de seminários e oficinas nas áreas de gestão e de conservação e preservação de documentos, entre outras atividades.

O Cedoc é um espaço especializado em arte e cultura, seja em formato escrito ou audiovisual. Seu rico acervo, a partir de compras ou doações, é selecionado, organizado, tratado e difundido para acesso a todos os interessados, sendo referência para estudantes, pesquisadores e muitos profissionais. Por outro lado, suas ações dialogam com várias atividades do IFFluminense como as Licenciaturas em Música, Teatro, Letras e o Programa Centros de Memória.

“Temos aqui 12 andares de acervo histórico em diferentes linguagens das artes que recebemos por doação, compra ou vindos de instituições extintas. O Cedoc é a memória da cultura e da política cultural brasileira. Temos uma equipe técnica com bibliotecários, documentalistas, arquivistas, etc, mas o trabalho que fazemos aqui, de recuperação e preservação é caro e lento”, explicou a coordenadora, Maristela Rangel. “Queremos muito essa cooperação com o IFF para juntar forças no campo da documentação e da difusão da cultura. Uma parceria inédita na Funarte integrando educação e cultura”, complementou.

Durante a visita, os servidores do IFF conheceram os laboratórios da Funarte e alguns processos, como a digitalização de fotografias, por exemplo. “A minuta do acordo foi esboçada e agora precisamos construir um Plano de Trabalho e traçar quais ações poderão ser realizadas. Nós também temos potencial para apoiar a Funarte e vencer o desafio da distância. Agora, é pensar em como envolver os alunos de forma a contribuir com sua formação”, ressaltou Paula Bastos, pró-reitora de Extensão e Cultura.

Visita Funarte 1