Notícias
Curso Alfabetização Baseada na Ciência libera dois módulos práticos
Professores-alfabetizadores e estudantes de licenciatura
O curso online Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) lançou dois módulos do seu Manual ABC na Prática: Construindo Alicerces para a Leitura. O curso é destinado a professores-alfabetizadores e estudantes de licenciatura. Os interessados ainda podem se cadastrar no próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem (Avamec), onde as aulas são oferecidas, e terão acesso a todo o conteúdo disponível, incluindo esses novos módulos.
Segundo o coordenador-geral do Curso ABC e secretário de Alfabetização do Ministério da Educação (MEC), Carlos Nadalim, cada módulo contém um vídeo com a fundamentação teórica e aplicação prática das atividades de intervenção do livro ABC na Prática, uma ficha com os objetivos e a descrição da atividade e, ainda, materiais de apoio disponíveis para impressão.
“Com o lançamento de mais esse importante recurso com parâmetros internacionais de qualidade, reforçamos o nosso compromisso com a formação de nossos professores", frisa Nadalim.
O conteúdo foi elaborado pelo Centro de Investigação e Intervenção na Leitura (CiiL), do Instituto Politécnico do Porto (Portugal) e traz duas sequências de atividades. Uma, chamada de "Programa de Promoção de Competências Pré-Leitoras", para ser aplicada no último ano da educação infantil. A outra, voltada ao primeiro ano do ensino fundamental, é o "Programa de Promoção Precoce nas Competências de Leitura".
Nadalim ainda destaca que "o principal objetivo dessas atividades é garantir, desde o início da aprendizagem infantil, o sucesso na aquisição da leitura e da escrita". Ele explica que, para isso, "são promovidas, sobretudo, a consciência fonológica, com forte incidência sobre a consciência fonêmica, o princípio alfabético e o processo de decodificação".
O Curso ABC é a segunda capacitação mais acessada no Ambiente Virtual do MEC (Avamec), conta com mais de 4,7 milhões de visitas e já tem 199 mil inscritos e faz parte do Programa Tempo de Aprender. A formação é resultado da cooperação internacional entre Brasil e Portugal, por meio da parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Secretaria da Alfabetização do MEC (Sealf) e as instituições portuguesas: Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto e a Universidade Aberta de Portugal (UAb).
Com informações da CCS/Capes - Brasília