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Nova Regulamentação Didático-Pedagógica do IFF passa por Consulta Pública
Ensino
A Regulamentação Didático-Pedagógica (RDP) do IFFluminense, documento que regulamenta e normatiza os procedimentos acadêmicos dos cursos ofertados pelo Instituto, está passando por uma reformulação com o objetivo de trazer orientações mais claras para a comunidade acadêmica e incluir os avanços e inovações ocorridos na instituição ao longo dos anos. A última versão da RDP está em vigência desde 2011.
A minuta do documento estará disponível para Consulta Pública de servidores docentes e técnico-administrativos no período de 12 de abril a 12 de maio de 2023, na Plataforma Participa IFF. Para acessar a plataforma e contribuir com a reformulação da RDP, basta informar o idIFF, digitando o número do CPF e a senha de acesso.
A consulta pública terá duas fases: recebimento de sugestões e expressão de concordância. Após as sugestões serem analisadas e respondidas pelos responsáveis, o documento retorna para a plataforma para que a comunidade acadêmica possa expressar o grau de concordância com a redação do texto após as sugestões aceitas. O prazo para expressão de concordância será de 30 de maio a 02 de junho de 2023.
“A comunidade tem a oportunidade de contribuir com sugestões e críticas, o que garante transparência, isonomia e eficiência no processo”, Saionara Rosa.
O processo de reformulação da RDP está sendo conduzido pela Pró-reitoria de Ensino e por uma comissão designada pela Portaria Nº 169/2023. As ações para atualização do documento tiveram início em 2019, com a criação de Grupos de Trabalho para discussão de temas específicos como Certificados e Diplomas, Requerimentos de Registros Acadêmicos, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), Educação a Distância, Aproveitamento de Estudos, Matrícula Flexível, Renovação de Matrícula, Atividades Complementares e Avaliação, entre outros.
De acordo com a diretora de Políticas da Educação da Pró-reitoria de Ensino, Saionara Rosa, a reformulação da RDP é fundamental para a garantia da identidade institucional e melhoria dos procedimentos acadêmicos, e a consulta pública tem um papel essencial como exercício democrático de construção coletiva e participativa. “A comunidade tem a oportunidade de contribuir com sugestões e críticas, o que garante transparência, isonomia e eficiência no processo”, destaca a gestora.
Saionara ressalta que a consulta pública é uma ferramenta importante para atendimento das demandas dos membros da comunidade. “Ao garantir a participação de todos os envolvidos, o processo de reformulação torna-se mais ágil e simplificado, permitindo a implementação das decisões tomadas e a satisfação de todas as partes interessadas. Dessa forma, é crucial que a consulta pública seja ampla e realizada nas instâncias responsáveis, a fim de garantir que as demandas e sugestões da comunidade sejam devidamente consideradas e incorporadas na RDP reformulada”, afirma a diretora.
Próximas etapas - depois de passar pela consulta pública, o documento será apreciado pela Câmara de Ensino, Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Cenpei) e, por último, encaminhado para aprovação do Conselho Superior do IFF. A previsão é que a versão final da RDP seja publicada em outubro de 2023. Confira o cronograma completo AQUI.
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