Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > Mostra de Extensão oportuniza universidades e estudantes a apresentarem seus projetos

Integração

Evento contou com 1.900 inscritos e apresentação de 378 trabalhos de extensão da Uenf, IFF, UFF e UFRRJ.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 19/10/2023 11h15, última modificação 20/10/2023 13h37
Evento gratuito e aberto ao público (Arte: Programação Visual/IFF)

A XV Mostra de Extensão Uenf-UFF-IFF e VII UFRRJ acontece até hoje, quinta-feira, dia 19 de outubro, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), em Campos - RJ.

Ao todo, o evento conta com a apresentação de 378 trabalhos de extensão que mostram a relação das instituições de ensino com a comunidade do seu entorno em atividades que contribuem com o desenvolvimento socioeconômico. Foram inscritos 1.900 participantes; só pelo IFF, são 447 participantes inscritos e 138 projetos.

Um deles foi desenvolvido por alunos de Engenharia Mecânica do IFF Campus Cabo Frio, no qual se propuseram a criar e implementar uma esteira transportadora de lixo, baseada em materiais recicláveis. "O objetivo deste projeto é aplicar os conhecimentos adquiridos na faculdade e também fazer a conscientização de que podemos usar materiais que seriam descartados para fazer algo útil, como esta máquina", explica o aluno Saulo de Társio, participante do projeto. Outro objetivo deles é conscientizar empresas acerca da importância da sustentabilidade.

Outro projeto apresentado por estudantes diz respeito à Rádio Web Uenf, cujo objetivo principal é transmitir informações acerca da universidade, como eventos e palestras, tanto para a comunidade interna quanto externa. Este projeto conta com o apoio da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Uenf e está atrelado a outros projetos extensionistas como a Uenf TV, que possibilita que conteúdos gravados pela rádio também sejam transmitidos pela televisão.

A estudante de Licenciatura em Teatro do Campus Campos Centro do IFF, Maryhá Mendes, integrante do projeto, disse que fazer parte de um projeto como este teve um impacto muito positivo na construção de sua carreira. "Fazer parte da Rádio Web Uenf está sendo muito enriquecedor para a minha formação como professora e artista, o que contribui para os conhecimentos que passo para os meus alunos. Coisas que venho aprendendo tanto da área de programação de rádio, tanto da área de edição, eu estou levando para a minha área artística e docente", destaca a aluna.

Além destes, alunos da Licenciatura em Letras do IFF levaram a pauta da representação estudantil, por meio do projeto 'O movimento estudantil no ensino superior: um espaço para o protagonismo estudantil no IFF', cujo propósito é dar maior visibilidade ao movimento estudantil no Instituto Federal Fluminense, com o intuito de conseguir unir cada vez mais alunos em aspectos discentes. "O projeto propõe a implementação de um Diretório Geral de Estudantes (DCE) para oficializar o movimento estudantil e fazer uma ligaçao entre os grêmios e centros acadêmicos, já que o IFF possui ensino médio e superior", explica Mirella Rocha, participante do projeto.

A Mostra de Extensão, que neste ano traz como tema 'A Extensão como interação entre o desenvolvimento sustentável e a produção de conhecimento', também está proporcionando palestras e atividades artísticas e culturais, todas gratuitas. O evento se encerra hoje, às 20 horas.

Para conferir a programação acesse o Site Oficial da Mostra