Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > Livro da Série Memórias Fluminenses será lançado na Semana Acadêmica de São João da Barra

Essentia Editora do IFF

Evento de apresentação da obra, que aborda a história do descobrimento e povoação de São João da Barra e de Campos dos Goytacazes, será nesta quarta-feira, 09 de outubro.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 08/10/2019 09h00, última modificação 08/10/2019 09h48

Mais um livro da Série Memórias Fluminenses será lançado pela Essentia Editora do Institututo Federal Fluminense (IFF). O evento será nesta quarta-feira, dia 09 de outubro, às 11h, durante a IV Semana Acadêmica do IFF Campus São João da Barra. O título, publicado originalmente em 1868 por Fernando José Martins, aborda a história do descobrimento e povoação da cidade de São João da Barra e de Campos dos Goytacazes, antiga capitania da Parahyba do Sul.

“Esta é uma das primeiras e mais importantes obras já escritas sobre o município de São João da Barra e das origens históricas de Campos dos Goytacazes”, diz o prefácio do livro. “Serve até os dias atuais como direção para os pesquisadores da história desses municípios e também de outras cidades vizinhas. Fernando Martins, com sua escrita que aborda um vasto período histórico e uma ampla extensão fluminense, insere o leitor no universo da época, através de narrações que permitem uma viagem ao passado”, explica a editora assistente da Série da Essentia Editora, Paula Aparecida Martins Borges Bastos.

Na época em que o autor publica sua obra, São João da Barra faz divisa ao norte com a vila de Itapemirim, província do Espírito Santo; pelo oeste com a província de Minas Gerais e município da cidade de Campos dos Goytacazes, com quem também se limita ao sul; e pelo lado de leste, com o oceano. Através de seu porto é exportado o café da região de Cantagalo, além de quantidade importante de diversos gêneros provenientes de São João da Barra, Campos dos Goytacazes e vila de São Fidélis.

“A Série Memórias Fluminenses, essa nova edição, busca ampliar o acesso a essa importante obra, que é leitura obrigatória para os que se interessam por conhecer aspectos importantes da construção histórica da região norte fluminense”, destaca Paula.

O lançamento contará com a presença dos prefaciadores da obra, André Luiz Rodrigues Pinto e Priscila Mattos Monken, e de membros do Conselho da Série. O livro está disponível para acesso AQUI.

Memórias Fluminenses - a Série faz parte do Programa Centros de Memória do IFF e tem como objetivo a publicação de livros referenciais para a história e as identidades culturais no âmbito das regiões de atuação do Instituto. Seus volumes normalmente mantêm a ortografia da época da primeira publicação e a transcrição do conteúdo do livro original, a fim de garantir ao leitor o acesso mais próximo possível de uma transcrição fiel ao texto original. Leia mais informações sobre a Série.