Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > Instituto é contemplado no Mais Cultura

Instituto é contemplado no Mais Cultura

IFFluminense está entre as 18 instituições que receberão recursos para executarem seus planos de cultura, por meio do Programa Mais Cultura nas Universidades.
por admin publicado 11/07/2015 17h05, última modificação 14/12/2017 14h26

Um total de R$ 20 milhões beneficiará 18 Instituições Federais de Ensino Superior contempladas com recursos para executar seus planos de cultura. Elas foram selecionadas pelo Programa Mais Cultura nas Universidades, uma parceria entre os Ministérios da Educação (MEC) e da Cultura (MinC), destinada a apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais entre as comunidades acadêmicas. O resultado da seleção foi publicado nesta sexta-feira, 10 de julho de 2015, no Diário Oficial da União.

Ao todo, foram classificadas 98 instituições, sendo 18 delas contempladas com os recursos. Entre os Institutos Federais, estão: IFAP, IFFluminense, IFG, IFTM, IFRN e IFSul. Pelo critério de seleção, estabelecido no edital, seriam contempladas instituições em todas as regiões do país, a fim de garantir a inserção do programa nos diferentes territórios de atuação das universidades e institutos tecnológicos federais.

“O IFFluminense demonstra todo seu potencial de cultura com esse resultado em um edital de âmbito nacional, sendo a única instituição de ensino contemplada no estado do Rio de Janeiro. Parabéns a todos que se dedicaram à elaboração da proposta! Com certeza, o entrosamento e a participação intercampi foram cruciais para esse importante resultado”, destaca a pró-reitoria de Extensão e Cultura do IFFluminense, Paula Aparecida Martins Borges Bastos.

A elaboração do Plano de Cultura apresentado foi uma proposta conjunta que partiu da Câmara de Arte e Cultura e contou com a adesão dos campi Bom Jesus do Itabapoana, Quissamã e Campos Centro, tendo como coordenadora a professora de artes Anelise Tietz, do campus Quissamã. Os eixos temáticos abordados no Plano envolvem Educação Básica; Arte, Comunicação, Cultura das Mídias e Audiovisual; Arte e Culturas digitais; Arte e Cultura: Formação, Pesquisa, Extensão e Inovação; Memória, Museus e Patrimônio Artístico-Cultural.

O repasse será efetuado em duas parcelas, sendo a primeira prevista para o segundo semestre deste ano e a segunda, para 2016. O Programa Mais Cultura nas Universidades tem como objetivo apoiar atividades realizadas em escolas públicas, ações de criação e fomento de rádios e tevês universitárias, produção de festivais culturais universitários, criação de grupos de pesquisa e de novos cursos de pós-graduação em temas ligados à cultura, criação de museus para preservação da história das universidades e a reestruturação e compra de equipamentos para espaços de ensino e pesquisa já existentes. O Programa foi lançado no final do ano passado e teve inscrições abertas até o dia 23 de março. Suas ações serão desenvolvidas ao longo de 12 a 24 meses.

Fonte: Ascom Minc com Ascom IFFluminense

IFF nas redes sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais