Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > Inicia nesta terça-feira o Fórum PROEJA

Notícias

Inicia nesta terça-feira o Fórum PROEJA

Instituto Federal Fluminense realiza o Fórum PROEJA nos dias 02 e 03 de abril com apresentações e discussões sobre uma série de temas como currículo, acesso, permanência e integração.
por admin publicado 01/04/2013 16h10, última modificação 14/12/2017 14h10

 O Fórum PROEJA tem como objetivo avaliar, redimensionar, reestruturar e ampliar a formação de estudantes jovens e adultos, por meio dos Cursos Técnicos Integrados na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos do IFF.

 Destinado aos coordenadores, professores e estudantes do Programa, o evento também estará aberto àqueles que, de alguma forma, discutem a formação profissional EJA e PROEJA.

 A abertura do Fórum está marcada para às 19h do dia 02 de abril, no auditório Roberto Faria do campus Campos-Guarus. Na ocasião, será lançado o livro “Proeja: refletindo o cotidiano”.

 Veja AQUI o convite.

 A noite também será marcada pela Palavra do Reitor, um diagnóstico do Programa nos campi e apresentação da estrutura do Fórum. No dia 03 de abril, a programação continua a partir das 08h30min com grupos de discussão, apresentação de relatos, entre outras atividades, no auditório Miguel Ramalho do campus Campos-Centro.

 Veja AQUI a programação completa.

 Faça AQUI sua inscrição.

 

 

 Saiba Mais: Criado pelo Decreto nº 5.478/2005 e alterado pelo Decreto de nº 5.840 de 13 de julho de 2006, o Programa Nacional de Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) tem por objetivo formar trabalhadores jovens e adultos em nível técnico.

 O PROEJA tem como fundamento promover a integração entre trabalho, ciência, técnica e tecnologia, humanismo e cultura geral, de modo a contribuir para o enriquecimento científico, cultural, político e profissional, condições necessárias para o efetivo exercício da cidadania.

 No IFF, o programa tem por finalidade formar técnicos preparados para o trabalho com as mesmas competências e ênfases dos cursos regularmente oferecidos, com atenção para a equidade, considerando-se as especificidades do público para o qual se destina.

 Além dos cursos técnicos de nível médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos na área de Indústria (Eletrotécnica e Eletrônica) e na área de Meio Ambiente, oferta, também, curso de Pós-graduação lato sensu, com o objetivo de capacitar educadores para o trabalho com o PROEJA.

 Atualmente o programa é desenvolvido nos campi: Campos-Centro, Campos-Guarus, Itaperuna, Macaé e Quissamã e visa promover a formação de profissionais e cidadãos com conhecimentos necessários à compreensão da realidade do mundo do trabalho e nele posicionar-se de forma ética e competente, participando do desenvolvimento do país e de uma sociedade cidadã.

 A obtenção do diploma de técnico pelo PROEJA possibilita a inserção plena do egresso no trabalho e permite o prosseguimento de estudos em níveis mais elevados de formação.