Notícias
Indissociabilidade marca sessão sobre experiências exitosas
Reditec 2018
Experiencias Exitosas que integram Ensino, Pesquisa e Extensão foram apresentadas na Mostra (Fotos: Breno Menezes - Ifap)
Como tornar realidade a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica? Com o objetivo de traçar caminhos para uma perspectiva de integração entre essas dimensões, na quarta-feira, 12, foram apresentadas oito experiências exitosas durante a 42ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec).
"Nossas instituições têm em seus quadros um capital humano muito diferenciado, que precisa ser integrado e valorizado", destacou Rosane Garcia, diretora-geral do Campus Campo Grande, do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS). Ela apresentou uma ação que buscou quebrar o tabu da biblioteca: o silêncio. A experiência realizada na unidade promoveu oficinas de contação de histórias, biblioterapia, eventos culturais e visitas técnicas. Rosane ressaltou ainda que o projeto foi possível por meio da parceria com os bibliotecários, pois segundo ela, "o que temos de mais precioso são os nossos servidores".
Do Instituto Federal do Paraná (IFPR), a experiência exitosa apresentada pelo chefe de gabinete, Cleber Fernando Serafin, enfatiza a importância da internacionalização da Rede por meio das parcerias com as instituições externas. A proposta é a criação de um aplicativo, no qual será possível encontrar palestrantes de todo o mundo, que estejam dispostos a participar de eventos nas instituições de Ensino. Além disso, ele reforçou a importância das Parcerias Público-Privadas (PPP's), para a realização desses eventos internacionais.
Para o coordenador da sessão, Daniel Coelho, professor do Instituto Federal Fluminense (IFF), "Ensino, Pesquisa e Extensão formam o tripé de sustentação da nossa Rede, se uma dessas dimensões não funciona, ele não se firma. É preciso entender a importância desse diálogo, o tripé é o cerne de fundação das nossas instituições". Ele também frisou a necessidade de integração com a comunidade, da pesquisa aplicada que gera desenvolvimento local, ressaltando o papel da interiorização da Rede.
Confira as experiências apresentadas no primeiro dia de mostra, na temática Integração Ensino/Pesquisa/Extensão:
Biblioteca como espaço integrador para o Ensino, Pesquisa e Extensão - Rosane Garcia (IFMS);
Difusão de conhecimentos científicos por meio do compartilhamento de recursos humanos por empresas públicas e privadas - Cleber Fernando Serafin (IFPR/UFPR, UNINTER);
Fortalecimento do setor agropecuário através da assistência técnica e extensão rural do IFAM Campus Tabatinga, Amazonas - Jânderson Garcez (IFAM);
O papel da extensão na inclusão dos agricultores familiares no Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE – no IFNMG - Rony Enderson de Oliveira (IFNMG);
Plataforma Urupemba: Gestão de Conhecimento Científico e Tecnológico - Victor Sgarbi (IFAL);
Diretoria de Inovação, Pesquisa, Extensão e Pós-graduação no Campus Ouro Preto do IFMG: uma experiência exitosa - Maria da Glória dos Santos Laia (IFMG)
Incentivo ao Desenvolvimento e Compartilhamento de Práticas Inovadoras – Prêmio IFSC de Inovação - Orlando Rogério Campanini (IFSC);
Além dos muros da escola: experiências fora da sala de aula que aumentam o capital cultural dos alunos - Edy Lawson Santos (IFRJ).
Acompanhe a Reditec 2018 pelo Facebook, Instagram e pelo canal do IFFluminense no Youtube, o IFF Tube.
As fotos do evento podem ser acessadas AQUI.