Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > III Enneabi segue com programação diversificada

III Enneabi segue com programação diversificada

Evento

O III Encontro Nacional de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas acontece nos campi Campos Centro e Campos Guarus do IFF.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 09/11/2017 11h49, última modificação 09/11/2017 14h15

Os participantes do III Encontro Nacional de Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) e grupos correlatos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (III Enneabi), que acontece nos campi Campos Centro e Guarus do Instituto Federal Fluminense (IFF), participaram do segundo dia do evento, que conta com programação diversificada.

No início do dia, foram realizados minicursos e oficinas como “A prática da Educação Física como forma de revitalizar as Tradições Indígenas”, “História e Confecção das Bonecas Abayomi”, “IFMACRIOULA” e “Artes Visuais Indígenas no Brasil - uma breve introdução”.

O minicurso “Artes Visuais Indígenas no Brasil - uma breve introdução”, ministrado pela professora Vera Lúcia Pletitsch, mestre em Arte e Cultura Contemporânea, teve como objetivo discutir questões de etnoarte através das diferentes produções plásticas tradicionais e contemporâneas dos povos indígenas no Brasil.

A professora afirma que “os objetos etnográficos, embora não sejam atestados como objetos artísticos de maneira tradicional para expor em museus, tinham uma preocupação estética profunda e, por isso, passam a ser reconhecidos pelo mundo da arte, pois são identitários, eles dizem quem é determinado povo de maneira primorosa, rica e sofisticada esteticamente”.

“Encontro dos Movimentos Sociais” e show da banda do Campus Paracambi do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) também fizeram parte das atividades da manhã do evento.

Acesse AQUI o álbum de fotos.