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IFFluminense oferta curso FIC sobre ensino híbrido

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Com duração de quatro semanas, o curso é disponibilizado pelo Moodle com 500 vagas destinadas aos servidores graduados em qualquer área. As inscrições vão até 18 de outubro.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 05/10/2021 08h50, última modificação 06/10/2021 10h49
Arte: Lionel Mota.

Arte: Lionel Mota.

 O Instituto Federal Fluminense, por meio da Coordenação de Educação à Distância (Cead) do Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação (Cref), publicou o Edital N° 183/2021, que trata do curso de Formação Inicial e Continuada "Ensino Híbrido: reflexões e possibilidades práticas para aulas no contexto atual”, destinado a todos servidores do IFF graduados em qualquer área.

 O curso é autoinstrucional e ofertado na modalidade a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle do IFFluminense, com a carga horária total de 40 horas e com duração de quatro semanas.

 Os servidores interessados podem se inscrever gratuitamente no período de 08 a 18 de outubro por meio do Portal do Cref. O curso conta com certificação, disponibilizada na sala virtual do curso após o seu término de vigência. 

 A coordenadora da Cead, Aline Batista Rangel, afirma que considera essa formação "uma oportunidade para os servidores refletirem sobre os desafios e as novas perspectivas para a educação em tempos de pandemia". Aline destaca também que a capacitação aborda os conceitos, as potencialidades, assim como as diferenças entre ensino remoto, ensino híbrido e ensino a distância. "Apesar desses serem temas bem presentes nas discussões atuais, ainda geram muitas dúvidas entre os profissionais de educação", avalia. 

 As professoras formadoras, Cassina Barreto Hygino Machado (Campus Avançado São João da Barra) e Renata Lacerda Caldas (Campus Campos Centro), contam sobre alguns conteúdos abordados no decorrer do curso. "Ele apresenta alguns casos práticos que podem inspirar docentes a elaborarem suas aulas", afirmam. A formação também aborda as diferenças entre ensino remoto e híbrido, a importância do professor utilizar as tecnologias digitais e incorporar as metodologias ativas em suas aulas. Além disso, é discutida a importância da autonomia do estudante e da personalização do ensino. Por fim, o curso trata do ensino híbrido, apresenta os desafios para a sua implementação, pensando em possibilidades práticas em sala de aula e inspirações dos modelos de ensino híbrido para o ensino remoto. 

 Todas as informações podem ser acompanhadas pelo Portal de Seleções

 

 

 

 

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