Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > Servidores participaram de curso de Capacitação em Propriedade Intelectual e Inovação

Formação continuada

Capacitação aconteceu nos dias 17 e 18 de dezembro, no Auditório da Reitoria.
por Comunicação Social da Reitoria. publicado 18/12/2018 16h35, última modificação 19/12/2018 13h42

O Instituto Federal Fluminense ofereceu o curso de capacitação e nivelamento em Propriedade Intelectual, nos dias 17 e 18 de dezembro, no auditório da Reitoria. O evento foi destinado a docentes do Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit) e também aos demais docentes e servidores técnico-administrativos dos campi do IFFluminense.

O curso durou dois dias. No primeiro dia, houve uma introdução sobre o Sistema Nacional de Inovação e temas importantes foram abordados, como Marcas, Desenho Industrial, Programa de Computador e Patentes. No segundo, foram discutidos Patrimônio Genético, o Marco Legal da Inovação e contratos de transferência de tecnologias. A proposta foi fazer um curso básico de nivelamento.

Para Gabriela Toledo, ministrante do curso, a capacitação é importante porque “dá uma base para as pessoas entenderem o que é propriedade intelectual e aplicarem isso, principalmente para a comunidade de inovação tecnológica, de empreendedorismo e micro e pequenas empresas”.

Antônio Sérgio, professor de química do IFFluminense, comentou o motivo de sua participação. “Minha intenção é aprender para usar esse conteúdo que considero muito importante”.

O curso foi uma ação proposta pela Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação, apoiada pela Diretoria da Escola de Formação e Desenvolvimento de Pessoas.