Notícias
IFF recebe doação do Porto do Açu para produção de 5.000 protetores faciais
Covid-19
Gestores do IFF, voluntários e representantes da GNA, no Parque de Impressão 3D (Fotos: Pablo Nascimento).
O Instituto Federal Fluminense (IFF) recebeu uma contribuição importante para a produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à Covid-19. A empresa GNA - Gás Natural Açu, que atua no Porto do Açu, em São João da Barra-RJ, doou materiais para a produção de 5.000 protetores faciais. Conhecidos como Face Shields, as máscaras serão destinadas a hospitais públicos de São João da Barra e Campos dos Goytacazes, prioritariamente.
Os insumos, que incluem 5.500 folhas de acetato, 220 rolos de filamento, 55 rolos de elástico e 55 unidades de adesivo líquido, foram entregues pelos representantes da área de Responsabilidade Social da GNA, Sandro Costa e Willy Souza, aos gestores do IFF, José Luiz Boynard, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional; Carlos Alberto Henriques, diretor-geral do Campus Campos Centro; Rogério Atem, diretor do Polo de Inovação; e Henrique da Hora, diretor de Internacionalização e Inovação, na última segunda-feira, dia 20 de abril, no Parque de Impressão 3D instalado no Campus Centro do Instituto.
A doação dos materiais faz parte das inciativas do Comitê de Responsabilidade Social e Ações Humanitárias do Porto do Açu, formado por empresas instaladas no empreendimento portuário – Porto do Açu Operações, GNA, Açu Petróleo, BP Prumo e Ferroport. O comitê foi criado para atuar no combate e prevenção da Covid-19 na região de São João da Barra e Campos. Além da produção das máscaras face shield, o Comitê também está apoiando a recuperação de respiradores pulmonares e a doação de EPIs médicos aos hospitais públicos da região.
"Essa doação nos capacita a produzir cinco mil protetores faciais para continuar essa mensagem de esperança para os profissionais de saúde ao nosso redor, nos mantêm ativos e vai reafirmar o nosso empenho nessa ação solidária”, Henrique da Hora.
Desde o início da produção, com a utilização de impressoras 3D, em 27 de março deste ano, o IFF já produziu 1.646 protetores faciais, que foram doados para diversas instituições de saúde de municípios das regiões Norte, Noroeste, dos Lagos e Serrana do estado do Rio de Janeiro.
De acordo com o diretor de Internacionalização e Inovação do IFFluminense, Henrique da Hora, a doação da GNA contribui para que a instituição continue ajudando a sociedade no combate ao Coronavírus.
“As primeiras produções foram feitas com doação e auxílio de muitas pessoas, mas o filamento, componente mais caro, estava sendo direcionado pelos nossos campi. Essa doação que chega agora nos capacita a produzir cinco mil protetores faciais para continuar essa mensagem de esperança para os profissionais de saúde ao nosso redor, nos mantêm ativos e vai reafirmar o nosso empenho nessa ação solidária”, destacou Henrique.
Willy de Souza, membro da equipe de Responsabilidade Social da GNA, ressaltou a importância da parceria com o IFF. “Para a GNA e todas as empresas do Comitê significa muito estabelecer uma parceria tão importante como essa com o IFF. Precisamos nos unir e dar respostas rápidas para esse problema tão sério que estamos vivendo para conseguir ajudar a quem precisa”, ressaltou.
Produção e doações de matéria-prima e de EPIs
As máscaras de proteção são produzidas por servidores do IFF, com o apoio do Polo de Inovação do Instituto na organização, operacionalização e manutenção das impressoras, e da empresa Sprint 3D, uma spin-off das pesquisas de ex-alunos do Curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Campos Centro, que surgiu no Polo de Inovação e é incubada na TEC Campos. A Sprint 3D fez a modelagem das hastes para impressão mais rápida, em tempo recorde, do melhor projeto dos protetores de face e que atende às especificações, de acordo com orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os agendamentos de doações de materiais para impressão de protetores e os pedidos de doação de EPIs para instituições de saúde que atuam no enfrentamento à Covid-19 devem ser feitos pelo e-mail: reitoria@iff.edu.br.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da GNA