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IFF disponibiliza Protocolo Digital

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O serviço, que está em vigor oficialmente desde terça-feira, 01 de fevereiro de 2022, é o primeiro do Plano de Transformação Digital do IFFluminense.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 31/01/2022 10h08, última modificação 09/02/2022 10h58
O serviço, que está em vigor oficialmente desde terça-feira, 01 de fevereiro de 2022, é o primeiro do Plano de Transformação Digital do IFFluminense.

O serviço, que está em vigor oficialmente desde terça-feira, 01 de fevereiro de 2022, é o primeiro do Plano de Transformação Digital do IFFluminense.

 O Protocolo Digital possibilita aos cidadãos, órgãos e entidades públicas e privadas protocolar documentos pela internet, de forma eletrônica, direcionados ao IFF, sem necessidade de se deslocarem fisicamente aos campi e, ainda, evitar gastos com o envio de correspondências.

 O Decreto Nº 10.332/2020 institui a Estratégia de Governo Digital para o período de 2020 a 2022, no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e dentre outros, estabelece a necessidade de elaboração de um Plano de Transformação Digital pelos órgãos, que foi aprovado por meio da Portaria Nº 795/2021 - REIT/IFFLU.

 O diretor de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) do IFFluminense, Ronaldo Amaral, conta que esse é o primeiro serviço que está sendo entregue do Plano de Transformação Digital do Instituto. "É um marco importante na transformação dos serviços ofertados pelo IFF, considerando a disponibilidade em meio digital, que facilita a obtenção e acompanhamento desse serviço", avalia. Ronaldo ressalta a praticidade desse novo formato de protocolo, visto que "toda a tecnologia é integrada ao login único do site do governo (gov.br)".

 A assistente administrativa, que atua no Escritório de Governança e Projetos de Tecnologia da Informação (EGPTI)/DGTI, Rebeca Campanha, relata que o Protocolo Digital do IFF foi apresentado aos atendentes de todos os campi no dia 27 de janeiro deste ano durante treinamento que contou com a participação de profissionais de áreas diversas da Instituição. "Desde 2017 o governo brasileiro vem conduzindo uma estratégia para transformação digital de serviços na esfera federal", comenta. 

Público-alvo

 O Protocolo Digital é voltado unicamente para a comunidade externa, ou seja, cidadãos sem vínculo com o IFF, e permitirá a solicitação do protocolo de processos e documentos eletrônicos no âmbito dos campi e da Reitoria do Instituto. Com esse serviço, qualquer cidadão que possua CPF e cadastro no Portal gov.br poderá abrir uma solicitação de protocolo, que será analisada pelo campus ao qual se destina.

  "Alunos e servidores do Instituto devem utilizar serviços internos, via Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), quando houver vínculo ativo por serem considerados público interno", explica Rebeca Campanha. 

 Como funciona o serviço

 Para protocolar um documento, o requisitante deve clicar AQUI, e informar: para qual unidade se destina a requisição; descrever de forma sucinta o pedido; anexar documentos (até cinco arquivos em PDF), caso seja necessário. O serviço entrou em vigor oficialmente no dia 01 de fevereiro de 2022. 

 Após protocolar o documento, é necessário aguardar o retorno do IFFluminense, que informará sobre a situação da protocolização, além do Número Único de Protocolo, nos casos em que este for gerado, e forma de acompanhamento do trâmite. Essa espera se deve ao fato dos documentos protocolados passarem por uma conferência e só então serem tramitados para a área de destino.

 "Além do Protocolo Digital, o Plano de Transformação Digital do IFF prevê outros serviços, como transferência e ingresso de aluno externo, matrícula, e também obtenção de segunda via de diploma", acrescenta Ronaldo. 

 O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei Nº 13.460/2017, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

 

 

 

 

 

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