Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > IFF abre inscrições para Cursos de Pós-graduação Lato Sensu com novas ofertas

IFF abre inscrições para Cursos de Pós-graduação Lato Sensu com novas ofertas

Especialização

São 100 vagas, distribuídas entre os campi Campos Centro, Cabo Frio, São João da Barra e Maricá.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 02/08/2019 12h55, última modificação 02/08/2019 17h21
Provas serão aplicadas no dia 15 de setembro, nos campi ofertantes dos cursos (Foto: Mayhara Barcelos)

O Instituto Federal Fluminense (IFF) divulgou o Processo Seletivo para Cursos de Pós-graduação Lato Sensu 2019 – 2.º Semestre. As inscrições serão realizadas até o dia 25 de agosto de 2019, exclusivamente pela internet, no endereço www.inscricoes.iff.edu.br.

São ofertadas 100 vagas, distribuídas em quatro diferentes áreas, com destaque para dois novos cursos: Redes de Computadores e Telecomunicações, no Campus Campos Centro, e Gestão e Sustentabilidade de Recursos Hídricos, que inaugura a oferta de pós-graduação pelo Campus Avançado São João da Barra. As aulas deste curso acontecerão, preferencialmente, no Polo de Inovação do IFF.

A diretora de Pós-graduação do IFFluminense, Simone Vasconcelos, ressalta que esses dois cursos possuem uma grande demanda. “O primeiro é fruto de uma excelente parceria entre os cursos de Informática e de Telecomunicações do Campus Centro, atendendo a uma demanda dos egressos de ambos os cursos e também de profissionais da região. E o segundo visa atender a demanda da região no que diz respeito à questão de recursos hídricos, além de ser uma área fundamental de pesquisas e soluções a nível mundial”, destaca Simone.

O Campus Avançado Maricá também terá seu primeiro curso de pós-graduação, em Literatura, Memória Cultural e Sociedade. No Campus Cabo Frio, as vagas são para o curso de Ensino de Ciências Naturais. “É importante destacar a inserção da pós-graduação nos diversos campi do Instituto, onde este edital está possibilitando a oferta desta modalidade pela primeira vez nos campi Avançados São João da Barra e Maricá", pontua Simone.

Os candidatos inscritos no Processo Seletivo deverão pagar uma taxa, no valor de R$ 50,00, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), até o dia 26 de agosto de 2019. Os pedidos de isenção de taxa poderão ser realizados até o dia 16 de agosto, no setor de Protocolo do campus ofertante do curso, das 09 às 19h.

A seleção, de caráter eliminatório e classificatório, será constituída por duas etapas: prova discursiva, marcada para o dia 15 de setembro, das 09 às 12h, no campus do curso pretendido pelo candidato; e análise do curriculum vitae ou do memorial descritivo.

O resultado final será divulgado no dia 04 de outubro de 2019, após às 17h. As aulas inaugurais dos cursos dos campi Cabo Frio e São João da Barra serão realizadas no dia 15 de outubro. Já os cursos ofertados nos campi Campos Centro e Maricá terão suas aulas inaugurais no dia 17 de outubro.

Todas as informações sobre o processo seletivo estão no Edital N.º 123/2019, disponível no Portal de Seleções.