Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > Homenagens e premiações marcam abertura da 42ª Reditec

Homenagens e premiações marcam abertura da 42ª Reditec

Reditec 2018

Personalidades foram reconhecidas pela contribuição dada ao ensino profissional.
por Rebeca Casemiro (IFCE) publicado 11/09/2018 16h38, última modificação 13/09/2018 11h36
Show image carousel O aluno Vítor Emanuel, do Campus Macaé, foi um dos premiados (Fotos: Gildo Júnior - IFRR)

A noite de abertura da 42ª Reditec também foi um momento de reconhecimento aos que fazem a rede e contribuem para o desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica.

Ex-gestores foram condecorados pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) com a outorga da Medalha de Mérito pelo destaque na prestação de serviços à Rede Federal.

Receberam a medalha o ex-reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, professor José Eli Santos, e o ex-reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro, professor Paulo Roberto Passos.

O professor José Eli se disse emocionado ao receber essa homenagem, após 30 anos de atuação como professor. "Fui ex-aluno, fiz curso técnico e tenho acompanhado ao longo desse tempo como a educação profissional pode mudar a vida das pessoas. Fico feliz pela melhoria dos indicadores da Rede e emocionado pela homenagem e parcerias realizadas com os colegas de gestão", frisou.

A mesma emoção pela homenagem foi compartilhada pelo professor Paulo Roberto, que ressaltou a felicidade de poder ter contribuído para construção de um país melhor por meio do trabalho com a Educação Profissional. "Acho que estou mais emocionado que qualquer outra vez em atividades do Conif. Feliz pelo reconhecimento, pelo que construí. Agradeço e peço que continuem lutando enquanto são gestores, pois é quando somos que podemos, efetivamente, fazer", comentou.

Também receberam homenagens, em memória, o ex-reitor do Instituto Federal do Rio Grande Do Sul, professor Osvaldo Cesares Pinto e o ex-pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Infraestrutura do Instituto Federal da Bahia, professor Anilson Roberto Cerqueira Gomes.

Premiação CPLP

Os reconhecimentos seguiram durante a abertura da 42ª Reditec, com a entrega da premiação aos vencedores do concurso "Educação Profissional e Tecnológica na Comunidade de Países de Língua Portuguesa", realizado pela Setec/MEC, em parceria com a CPLP e o Conif.

Na categoria estudante foram premiados os alunos Vitor Emanuel Gonçalves, do Campus de Macaé do Instituto Federal Fluminense, e Luquénio Morais João Paderneiro, do Instituto de Telecomunicações de Luanda, na Angola.  Já na categoria professor, foi premiado o docente Neil Sérgio Queiroz dos Santos, da Escola Técnica da Marinha, no Rio de Janeiro.

Os vencedores na categoria estudante tiveram que desenvolver um produto inovador na área de tecnologia. Já na categoria docente, era preciso escrever um artigo sobre o ensino profissional.

A premiação, que foi lançada no segundo semestre de 2017, teve o objetivo de promover o vínculo entre os países falantes de língua portuguesa e estimular a criatividade, a geração de ideias e a inovação entre os estudantes e professores da Educação Profissional e Tecnológica. Além da placa honorífica e do diploma de reconhecimento, os vencedores passaram cinco dias no Rio de Janeiro participando de atividades educacionais e divulgando o trabalho que desenvolveram.

Acompanhe a Reditec 2018 pelo FacebookInstagram e pelo canal do IFFluminense no Youtube, o IFF Tube

As fotos do evento podem ser acessadas AQUI