Notícias
Gestores do IFF se reúnem com Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio de Janeiro
Reunião
Dirigentes apresentaram o início das atividades e funcionamento do novo Conselho
Gestores da Reitoria do IFF e dos Campi Campos Centro, Campos Guarus e São João da Barra se reuniram com representantes do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do estado do Rio de Janeiro (CRT-RJ), na manhã de terça-feira, dia 17 de julho, na Reitoria do Instituto.
A reunião teve como pauta a apresentação do início das atividades e funcionamento do novo Conselho, empossado em abril deste ano, que atenderá, exclusivamente, os técnicos industriais de nível médio.
Desde o dia 20 de setembro de 2018, os técnicos industriais agregados em aproximadamente 90 modalidades, distribuídas entre as áreas de elétrica, civil, mecânica, química, minas e geologia e agrimensura, entre outras, não fazem mais parte do Sistema dos Conselhos Federal e Regional de Engenharia e Agronomia (Confea/Crea). A mudança foi regulamentada pela Lei N.º 13.639/2018, que criou o Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) e seus Conselhos Regionais, com a atribuição de regulamentar e fiscalizar o exercício profissional dos técnicos desta área.
Para o presidente do CRT-RJ, Sirney Braga, a visita ao IFF “é fundamental para estabelecer um relacionamento com a instituição, apresentar o Conselho e tratar da possibilidade de parcerias futuras”, afirmou, acrescentando que a “instalação de uma sede do CRT-RJ no município de Campos é uma prioridade, pois o quantitativo de profissionais é muito grande nessa região”.
Sirney informou que a eleição para Conselheiros Regionais do CRT será realizada no dia 01 de agosto de 2019 e terá o IFF Campus Campos Centro como um dos nove locais de votação no estado do Rio. Serão eleitos 30 conselheiros.
O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFF, José Luiz Boynard, destacou que “com a nossa oferta obrigatória de mais de 50% de vagas de curso técnico, a aproximação com esse novo Conselho é fundamental, pois a questão do Crea deixou à deriva os nosso formandos em edificações, eletrotécnica, informática, e tantos outros, do ponto de vista de pertencer a um conselho de classe, que muita das vezes é exigido pelas instituições que empregam”.
Também participaram da reunião, pelo IFFluminense, o diretor de Relações Institucionais, Fernando Ferrara, a diretora de Políticas da Educação Básica e Profissional da Pró-reitoria de Ensino, Cátia Viana, os diretores da área de Ensino dos Campi Centro, Guarus e São João da Barra, Cláudia Barroso, Monique Freitas e Maria Lúcia Ravela. Pelo CRT-RJ, além do presidente, estiveram presentes o diretor de Normas e Fiscalização em Campos dos Goytacazes, Italo Júdice, e os assessores Olindino Cerqueira e Alex Santos.
Para outras informações sobre o Conselho, acesse o site do CRT-RJ.