Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > Fidesc promove Passeio Ciclístico no Dia Mundial da Saúde

Notícias

Fidesc promove Passeio Ciclístico no Dia Mundial da Saúde

Comemoração

Cerca de 150 ciclistas participaram do Passeio Ciclístico “Saúde em Movimento”, no domingo, dia 07 de abril.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 08/04/2019 15h05, última modificação 08/04/2019 15h05
Show image carousel Ciclistas percorreram 9 km de distância

Ciclistas percorreram 9 km de distância

 O domingo de sol forte não foi obstáculo para um grupo de, aproximadamente, 150 ciclistas, entre crianças, jovens e adultos que participaram do I Passeio Ciclístico “Saúde em Movimento”, organizado pelo Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc) com o apoio da Prefeitura Municipal de Campos.  Entre os ciclistas que percorreram os 9 km de distância que liga a Avenida Arthur Bernardes a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), estavam o reitor da universidade, Luis Passoni; o reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Manhães; o diretor da Faculdade de Medicina de Campos (FMC), Edilbert Pellegrini e o presidente da Fundação Municipal de Esportes, Raphael Thuin.  

 Enquanto os ciclistas participavam do I Passeio Ciclístico Saúde em Movimento, outro grupo de moradores optou por ficar no Via Esporte, onde recebiam orientações médicas sobre vários programas de saúde oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde e das Universidades e Faculdades campistas, para celebrar o Dia Mundial da Saúde. O evento contou com o apoio da Guarda Civil  Municipal e da Secretaria de Saúde, que garantiram segurança ao público participante.  

 Para o professor e o reitor do IFF, Jefferson Manhães, que pedalou os 9km, essa integração entre as unidades de ensino e o poder público é muito importante para despertar nas crianças, jovens e adultos o interesse pela prática esportiva e, ao mesmo tempo, receber orientações sobre os benefícios que o esporte pode trazer para a vida das pessoas, incentivando-as a deixar a vida sedentária e contribuindo para uma vida mais saudável.      

 Para o médico e diretor da Faculdade de Medicina de Campos, Edilbert Pelegrine, o evento deu um start para uma campanha muito importante para a saúde da população. “Esperamos que esse seja mais um passo para criar raízes e que a prática esportiva seja uma atividade na vida das pessoas, pois os benefícios para a saúde são positivos. Essa união com as universidades só vem a somar neste projeto do Via Esporte, que vem sendo palco de várias campanhas de conscientização. Hoje mesmo, estamos aqui com dois grupos de estudantes, de cardiologia e endocrinologia, orientando o público. Realizar esse evento no Dia Mundial da Saúde é muito importante”, concluiu o médico.       

 A fonoaudióloga Ilma Alessandra, que representou a diretora da Uniflu, Inês Ururaí, também participou das ações, onde falou sobre os prejuízos causados à saúde auditiva pelo uso em excesso de fone de ouvido. Participar de um evento dessa magnitude só vem a somar para o trabalho que desenvolvemos”, frisou Ilma. O passeio contou com a disposição do casal de aposentados Aldiceia e Orlando Jorge de Almeida, que frequentam o Via Esporte todo os domingos. Para eles, a prática do esporte é muito bom para melhorar a qualidade de vida, principalmente, deles, que já estão aposentados. Eles também fazem hidroginástica. O casal de aposentado hoje contou com a presença do filho  Anderson Carvalho.

 “É muito bom ver que o Via Esporte está, a cada dia, sendo abraçado por campanhas educativas e de saúde como essas, que têm como principal meta levar informações para o público e incentivar a prática esportiva. O Via Esporte funciona todo domingo entre 7h30min e 13h30min. Um local destinado à família, onde presenciamos crianças e pais pedalando, caminhando ou até mesmo sentados aproveitando o domingo com a família ou amigos,” destacou o presidente da Fundação Municipal de Esportes, Raphael Thuin.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos, com adaptações