Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > Experiências Exitosas de Extensão inovam na Reditec 2018

Experiências Exitosas de Extensão inovam na Reditec 2018

Reditec 2018

Inovando na forma de apresentação, os participantes sentaram em círculos e compartilharam as experiências da área de extensão.
por Sâmia Cardeal (Ifap) publicado 17/09/2018 17h34, última modificação 20/09/2018 12h16
Servidores apresentaram projetos de sucesso desenvolvidos em seus institutos (Fotos: Érica Signorelli - Ifes)

O espaço para disseminar ações bem-sucedidas no eixos de Extensão já é tradição dentro da Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec). Na tarde desta quinta-feira, 13, os servidores das instituições de ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica apresentaram suas experiências exitosas.

Inovando na forma de apresentação, a mediadora Tania Andrade propôs  que todos os participantes sentassem em círculo, pois o foco seria compartilhar as experiências de extensão.  " A extensão é uma prática de diálogo contínuo, então um círculo permite que as pessoas fiquem frente a frente e o diálogo sai de forma mais expressiva e suave. Assim, os participantes não vão ter medo de falar, nem de se expressar. Essa metodologia permite consolidar a aproximação das pessoas e ideias", destacou.

Dentre os oito trabalhos apresentados estava o  Instituto Federal do Tocantins (IFTO) , com o projeto intitulado "IFTO mais verde: criação e implantação do Banco de Reagente." A servidora Maristela Tavares apresentou a iniciativa que trata-se de um banco de reagente cujo objetivo é dar suporte na aquisição, recebimento, armazenamento e fracionamento de objetos de uso de laboratórios (produtos químicos, meios de cultura, vidrarias e equipamentos laboratoriais) de forma a promover padrões sustentáveis de consumo por meio da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos adquiridos com o dinheiro público.

Com um olhar humano e específico para a sociedade carente de qualificação e oportunidade, o Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) expôs o Programa de Extensão Teresa de Benguela, que já qualificou mais de 200 mulheres, em 12 projetos em diversos municípios do Estado de Mato Grosso. "Preparamos cada mulher para a vida e para o mundo do trabalho. As ações desenvolvidas trazem o empoderamento, a técnica e o empreendedorismo para cada mulher atendida, desenvolvendo competências transversais e emocionais que, somadas, as tornam capazes de serem donas de seus próprios negócios e exercerem com mais estima e dignidade sua cidadania", falou o pró-reitor de extensão, Marcos Taques.

O anfitrião do evento, IFF, apresentou o projeto "Silício Fluminense e a sua Importância na Economia Criativa". O servidor José Ricardo da Silva expôs a Silício Fluminense e o seu foco no setor de Tecnologia da Informação, prioritariamente na produção de Jogos Digitais e atividades relacionadas à economia criativa. "O Silício Fluminense tem como objetivo criar um ecossistema verticalizado composto por pesquisadores e estudantes, atuando no aprimoramento dos aspectos de gestão do negócio e no estímulo à formação e ao desenvolvimento de empresas associadas às áreas de Jogos Digitais e Tecnologia da Informação", destacou José Ricardo.

Já o jornalista do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS),Vinícius Villas Boas, apresentou os campos da comunicação e da educação a partir da iniciativa IFMS Comunica, experiência que utiliza a linguagem audiovisual e o protagonismo estudantil para a divulgação de ações institucionais junto aos públicos de interesse do Instituto. "A experiência consolida e valoriza o IFMS, aproximando a instituição do seu principal público-alvo e contribuindo para que os IFs sejam percebidos, no âmbito do Mato Grosso do Sul, como organizações contemporâneas, modernas, acessíveis e próximas ao cidadão", concluiu Villas Boas.

A Mostra de Experiências Exitosas da temática de Extensão teve, ainda, a apresentação dos seguintes trabalhos:

Protagonismo dos alunos na formação profissional e cidadã do Curso Técnico de Edificações do Ifes - Campus Vitória;
Implementação e usabilidade do módulo Extensão/Suap como ferramenta de gestão da política de programas e projetos de extensão do IFMA;
A extensão à serviço da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): uma ação para o desenvolvimento da Agricultura Familiar em Arinos-MG (IFTM);
A experiência de curricularização da extensão nos cursos superiores de tecnologia do IFSC Campus Gaspar: um case de sucesso;