Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > Estudantes do IFF podem se candidatar a bolsas de Pesquisa e de Extensão

Notícias

Estudantes do IFF podem se candidatar a bolsas de Pesquisa e de Extensão

Bolsista

Seleção será para atuar nos projetos desenvolvidos por servidores do Instituto. Prazo de inscrição segue até 08 de julho de 2018.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 27/06/2018 18h18, última modificação 28/06/2018 09h07

 Os estudantes de Cursos Técnicos e Superiores do Instituto Federal Fluminense podem se candidatar às bolsas para atuação em projetos de Pesquisa e de Extensão desenvolvidos por servidores do Instituto.

 Os interessados devem, primeiramente, acessar a listagem dos projetos selecionados AQUI para conhecê-los. Após, fazer a inscrição no endereço eletrônico www.sisep.iff.edu.br, no período de 28 de junho a 08 de julho.

 Cada estudante poderá se inscrever em até dois projetos (pesquisa e/ou extensão) e a seleção dos bolsistas deverá conter, minimamente, as seguintes etapas: entrevista com perguntas iguais para todos os candidatos; análise do histórico ou boletim escolar e outras etapas e critérios definidos e publicizados pelo coordenador do projeto.

 A seleção ocorrerá de 09 a 25 de julho, com o resultado divulgado em 31 de julho. O início das atividades dos projetos está previsto para 01 de agosto de 2018.

 Os valores das bolsas a serem concedidas variam de R$100,00 a R$400,00 e as modalidades são as seguintes: 

  • 26 bolsas Pibic - Bolsas de Iniciação Científica para estudantes de cursos superiores (20 horas semanais);
  • 31 bolsas Pibiti - Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação para estudantes de cursos superiores (20 horas semanais);
  • 90 bolsas ICJ, com fomento do CNPq - Bolsas de Iniciação Científica para estudantes de nível médio/técnico (08 horas semanais);
  • 100 bolsas Pibic/Pibiti, com fomento do IFF;
  • 100 bolsas de Extensão, com fomento do IFF - concedidas a estudantes de cursos técnicos de nível médio (12 horas semanais) e a estudantes de cursos superiores (20 horas semanais).

 

 De acordo com Pedro Castelo Branco, diretor de Pesquisa e Extensão Tecnológica do IFF, ser bolsista é uma experiência importante. “Enriquece a formação do estudante, complementa a formação em sala de aula e possibilita que ele agregue novos saberes”, destaca.

 Assista à entrevista clicando no vídeo abaixo: