Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > Essentia publica livro sobre adaptações literárias para o teatro na escola

Essentia publica livro sobre adaptações literárias para o teatro na escola

Lançamento

A obra aborda a complexidade de se trabalhar a Literatura na Educação Básica.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 06/06/2022 14h36, última modificação 08/06/2022 13h22
Obra pode ser baixada gratuitamente no site da Essentia Editora.

A Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense lançou, no dia 31 de maio, o livro “Guardou o livro e foi ao teatro: Os desafios da dramaturgia nas adaptações literárias para o teatro na escola”, do autor Gildo Henrique.

A publicação traz reflexões acerca dos aspectos do fazer teatral com relação a obras literárias, visando à sua inserção como coadjuvante na construção do conhecimento, cujos objetivos específicos são: analisar as considerações inerentes às adaptações teatrais que dialogam com a Literatura; apontar equívocos e acertos que podem resultar do transporte literário ao gênero dramático, considerando o universo do Ensino Médio; e realçar a importância de obras literárias que migram de dimensões por necessidades e exigências de cada comunidade, com um recorte sobre suas influências nas práticas comunicativas da interação intramuros.

Sobre a importancia do estudo do genêro literário drámatico na educação básica, Gildo discorre que "quando se pensa em levar ao palco um Dom Casmurro, de Machado de Assis, por exemplo, está-se trabalhando uma pedagogia que estimula a formação de leitores que, contumazes em acender repetidamente a tela de seus smartphones, poderão sentir-se envolvidos nessa outra dimensão e repensar como seria aquela história escrita. As gerações nativas digitais Y e Z, devido à facilidade com que se apresentam os novos games e interações em mídias sociais, têm se afastado da leitura. Precisamos chamar sua atenção com ferramentas que os conduzam à ação e à experimentação em diferentes linguagens, como é o caso das adaptações literárias".

O livro está disponível para download gratuito no site da Editora.

Sobre o autor:

Gildo Henrique é natural de Campos dos Goytacazes, RJ. Fez parte do Teatro Escola de Cultura Dramática, ocasião em que foi ator, diretor e teatrólogo, tendo adaptado algumas obras literárias para o teatro. Sua estreia como escritor foi com o conto "Tinenti", premiado num concurso do jornal "A Cidade". Graduado em Design Gráfico e licenciado em Letras  ̶  Português e Literaturas, ambos pelo Instituto Federal Fluminense, é também autor de várias crônicas publicadas no jornal Monitor Campista. Dentre suas obras estão; "Narrativas e Apreciações — uma homenagem ao centenário de José Cândido de Carvalho", publicado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima da Prefeitura Municipal de Campos (2014); "O Segredo do Capitão Garrafa de outras histórias",  pela editora Autografia (2017);  "Zé Amaro — Canaviais do tempo, pela editora Autografia" (2019).

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais.

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!