Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > Essentia Editora lança novos volumes da Série Memórias Fluminenses

Essentia Editora lança novos volumes da Série Memórias Fluminenses

Resgate

Evento está marcado para o dia 05 de outubro, no Auditório Miguel Ramalho do Campus Campos Centro.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 29/09/2023 18h01, última modificação 02/10/2023 14h38
São duas obras: uma inédita e outra um resgate histórico (Arte: Essentia Editora).

A Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense (IFF) vai lançar dois novos volumes da série Memórias Fluminenses, no dia 05 de outubro, às 17h, no auditório Miguel Ramalho do IFF Campus Campos Centro. São eles: “Os mais antigos documentos europeus sobre a capitania de São Tomé”, organizado por Arthur Soffiati; e “Evocações, crimes célebres em Macaé: Chico do Padre, Karukango, Motta-Coqueiro”, de Antão de Vasconcelos, organizado por Yann Almeida Belmont.

O evento, aberto ao público, vai contar com uma mesa solene, com apresentação da Essentia pela editora executiva, Daniela Balduino de Souza Vieira, seguida da apresentação da Série Memórias Fluminenses e breve fala sobre os volumes anteriores pelo editor assistente Henrique Barreiros Alves. Após a apresentação dos livros, a mesa estará aberta para perguntas e roda de conversa.

O primeiro livro a ser apresentado será “Os mais antigos documentos europeus sobre a Capitania de São Tomé”, volume oito da série Memórias Fluminenses.  “Já foi efetuada uma tentativa de reunir documentos relativos à Capitania de São Tomé no passado. Esta, contudo, pretende ser a mais completa até hoje”, ressalta Soffiati.

O livro reúne documentos relativos à Capitania de São Tomé nos séculos XVI e XVII. São textos e mapas sobre a primeira organização territorial portuguesa na região hoje correspondente ao norte e noroeste fluminenses. Essa capitania mudou de nome e de limites no século XVIII, tornando-se a Capitania do Rio de Janeiro. A Capitania de São Tomé situava-se entre os rios Macaé e Itapemirim, com sede na Vila da Rainha, uma das mais antigas fundações do Brasil. Um dos documentos integrantes do livro é o famoso e polêmico Roteiro dos Sete Capitães, que relata o início do primeiro esforço contínuo de colonizar o norte do Rio de Janeiro, na terceira década do século XVII.

Em seguida, haverá a apresentação do livro “Evocações, crimes célebres em Macaé: Chico do Padre, Karukango, Motta-Coqueiro”, volume nove da série.

Típico gênero narrativo de bacharel, o livro de Antão de Vasconcelos, publicado em 1891 e 1911, oferece uma narrativa e análise jurídica de três crimes emblemáticos ocorridos na antiga Macaé - os casos de Motta Coqueiro, Chico do Padre e o Quilombo do Carukango. De grande circulação entre as pessoas letradas de sua época, o autor forja uma narrativa testemunhal dos fatos e insere um padrão discursivo e monográfico que perdurará durante todo século XX entre jornalistas e advogados fluminenses.

"Presente no imaginário como grandes crimes, pela primeira vez se recupera um relato histórico da época sobre Motta Coqueiro e o Quilombo do Carucango. Uma leitura para se ler num fôlego só", destaca Yann, acrescentando que a nova edição facultará aos pesquisadores uma fonte documental esgotada e poderá proporcionar novas pesquisas a respeito dos casos emblemáticos da memória social fluminense de crimes de grande repercussão.

De acordo com Henrique, “tratam-se de obras que enriquecem o conhecimento sobre a região Norte Fluminense, sendo uma obra inédita e ilustrada e uma republicação amplamente citada na história regional. Ambas acolhidas pelo Conselho Editorial da série que percebeu a importância dos materiais apresentados”.

As obras completas estão disponíveis para download no site da editora

Saiba Mais: Conforme relata Henrique, a origem da Série Memórias Fluminenses está relacionada com o Programa Centros de Memória, apoiado, à época, pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura. O Programa Centros de Memória foi iniciado no IFFluminense em 2012, e já no ano de 2013 foi desenvolvida a proposta de se realizar a publicação de “livros referenciais para a história e as identidades culturais no âmbito das regiões de influência do Instituto Federal Fluminense.

Em 2014, foi publicado o primeiro livro da Série: Cyclo Aureo: Historia do 1º Centenario de Campos - Memórias Fluminenses, vol. 1. Atualmente, contamos com 5 volumes publicados. Esta publicação da Essentia Editora que tem por objetivo a publicação ou republicação - por meio de nova edição preservando a grafia da obro original - de livros referenciais para a história, a memória e as identidades culturais no âmbito das regiões de atuação do Instituto Federal Fluminense. Pretende-se, com essa Série, ampliar o conhecimento e a compreensão da territorialidade fluminense, partindo do pressuposto de que a valorização das diversas identidades culturais que coexistem num território se dá não apenas através da audição e valorização de vozes presentes e atuais, mas também de narrativas muitas vezes perdidas num passado longínquo e que, mesmo assim, têm muito a dizer quando retiradas do esquecimento.

Muitas dessas publicações entraram para o rol de obras raras, o que, por si só, já mostra a importância que um dia tiveram.