Notícias
Essentia Editora lança livro sobre Experiências de Extensão na Promoção da Saúde
Publicação
A Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense promove o lançamento de seu primeiro livro em 2020, na próxima quinta-feira, dia 23 de julho, das 14h30min às 16h30min. A publicação “Saberes e Experiências de Extensão em Promoção da Saúde” será lançada de forma online durante o Festival do Conhecimento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Participam do Painel Temático “Produção de Livro sobre Extensão Universitária”, na sala virtual 11, as organizadoras da obra e professoras da UFRJ Campus Macaé, Ana Eliza Port Lourenço e Leila Brito Bergold; a integrante da Comissão de Editores Científicos da Essentia, Paula Bastos; e a professora da UFRJ Campus Macaé Samantha Monteiro Martins, como moderadora. Acompanhe NESTE LINK.
A publicação, que está disponível para download gratuito no site da Essentia Editora e no repositório do IFFluminense, relata a experiência do Programa Interdisciplinar de Promoção da Saúde (PIPS) da UFRJ em Macaé. O livro traz estratégias educativas inovadoras e diferentes saberes em promoção de saúde e modos de fazer a extensão universitária, por meio de projetos que trabalharam diversas temáticas como alimentação saudável, aleitamento materno, arte e informação em saúde.
Paula Bastos destaca que a publicação, alinhada com a política editorial da Essentia, contribui para a divulgação da extensão como um saber acadêmico, apresentando, nos diversos capítulos, o conhecimento acumulado ao longo de anos em práticas extensionistas por suas autoras e autores.
“Em uma linguagem atraente e comunicativa, é apresentado todo o trajeto percorrido na construção desse conhecimento, realizado sempre em estreito diálogo com os parceiros e comunidades envolvidas através de Programas e Projetos de Extensão. A realidade que temos vivido nos últimos tempos reforça e fortalece a concepção de que a promoção da saúde passa pelo envolvimento de toda a sociedade em práticas de prevenção, e a extensão, conforme podemos perceber nessa obra, pode ser uma grande facilitadora para atingir esse envolvimento”, destaca Paula.