Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > Essentia Editora recebe inscrições de propostas para publicação de livros

Essentia Editora recebe inscrições de propostas para publicação de livros

Submissão

São duas seleções: uma para a comunidade em geral e outra para estudantes e servidores do IFF.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 06/05/2019 17h45, última modificação 08/05/2019 14h45

A Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense (IFF) vai apoiar a publicação de livros. Para isso, foram lançados dois editais com as normas e os procedimentos para a seleção tanto do público externo (Edital N.º 73/2019) quanto do público interno (Edital N.º 72/2019).

Para o edital externo, poderão enviar propostas autores individuais e/ou organizadores de obra coletiva que não tenham vínculo institucional com o IFF. Os interessados podem participar com a submissão de apenas uma proposta que deverá tratar, ao menos, de uma das seguintes temáticas: questões relacionadas às regiões nas quais o Instituto está inserido; e educação profissional e tecnológica no âmbito do ensino público.

Já o edital interno está aberto aos discentes (com matrícula ativa no período de inscrição), docentes e técnico-administrativos, aposentados ou não, do IFF. Cada proponente poderá submeter apenas uma proposta que poderá ser resultado de atividades acadêmicas desenvolvidas pelos autores na instituição ou em cooperação com outras instituições.

O envio da proposta deverá ser feito no período de 06 de maio a 12 de julho de 2019 sem a identificação dos autores e em duas vias (uma impressa, encadernada, e uma em CD-R, DVD ou pendrive), junto com a documentação exigida, tais como Ficha de Inscrição, Termo de Compromisso e Termo de Cessão do Direito para Uso de Imagem, sempre em envelope lacrado, via setor de protocolo da Reitoria ou via correio, conforme as orientações dos editais. A Reitoria do IFF/Essentia Editora está localizada na Rua Coronel Walter Kramer, 357, Parque Santo Antônio, em Campos dos Goytacazes-RJ; CEP: 28080-565.

Os critérios da avaliação considerarão o mérito acadêmico e/ou cultural das propostas, de acordo com: a relevância e originalidade do tema; o rigor científico; a adequação e correção da linguagem; a clareza e objetividade; a qualidade acadêmica do texto. O resultado final está previsto para o dia 20 de dezembro de 2019, com a publicação do livro em abril de 2021.

"O grande diferencial dos editais de apoio à publicação de livros deste ano é que as obras serão lançadas apenas em formato digital em PDF. Destacamos também o compromisso da Essentia com a qualidade de nossas obras ao assumir todas as etapas do fluxo editorial, que vão da criação dos projetos gráficos à diagramação, passando pelas revisões de língua portuguesa e normas de ABNT, além da elaboração das fichas catalográficas e registros de ISBN”, destaca Claudia Ferreira, coordenadora Executiva da Essentia.