Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > Encceja: dados já estão disponíveis para acesso

Encceja: dados já estão disponíveis para acesso

Ensino

Sistema online, pelo Suap, facilita a solicitação e emissão dos documentos digitais ou impressão.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 23/12/2022 08h00, última modificação 26/12/2022 14h51

A Pró-reitoria de Ensino do Instituto Federal Fluminense informa que já estão disponíveis os dados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional). Para a solicitação e emissão do Certificação de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração Parcial de Proficiência, por meio do Encceja, de forma online, o interessado deve acessar o Sistema Unificado de Administração Pública (Suap)

Para solicitar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou a Declaração Parcial de Proficiência o candidato deve:

1 – Acessar o Suap do IFF;

2 – Ao acessar o Suap deverá clicar na opção opção Certificação Encceja no menu lateral esquerdo;

Obs.: Se estiver acessando pelo celular, o menu com essa opção está retraído. Para expandi-lo, clicar na setinha cinza, conforme imagens abaixo:

Menu retraídoMenu expandido
Orientações encceja.jpg Orientações encceja 2.jpg

3 – Na tela que for aberta, informar CPF, e-mail, confirmar o e-mail, confirmar que não é um robô e clicar no botão "Salvar";

4 – Em poucos minutos receberá um e-mail de confirmação e outro quando o Certificado ou Declaração de Proficiência estiver disponível para impressão, que pode ser feita quantas vezes for necessário. e-mail também informa a justificativa caso não seja possível emitir a documentação;

Para retirar o Certificado ou Declaração de Proficiência Digital, após a realização do pedido, o candidato deverá:

1 – Acessar o Suap do IFF;

2 – Ao acessar o Suap, deverá clicar na opção Certificação Encceja no menu lateral esquerdo;

3 - Na tela que surgir, clicar em “Consultar Solicitação:

Orientações encceja 3

4 – Na tela que for aberta, informar o CPF, confirmar que não é um robô e clicar no botão "Enviar";

5 – Na página seguinte estará disponível o documento digital pronto para o candidato fazer a retirada e, se necessário, imprimir.

Além de atender a demanda da própria instituição, estão na base de dados do sistema as listagens de outros estados, o que permite que candidatos de várias partes do país possam utilizar o serviço.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é o exame realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que tem como finalidade diagnosticar a educação básica brasileira e possibilitar meios para certificar saberes adquiridos tanto em ambientes escolares quanto extraescolares.

*Notícia editada em 26/12/2022 para inserção de novas informações sobre o acesso ao Suap.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!