Notícias
Empreendedorismo, Sustentabilidade e Inovação são destaque na reunião do Unevoc
Reditec 2018
Como parte da programação da Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2018), foi realizada na tarde desta terça-feira (11), no Campus Cabo Frio do Instituto Federal Fluminense (IFF), a reunião do Centro Internacional para a Educação Profissional e Tecnológica (Unevoc), instituto ligado à Unesco, que atua diretamente para o desenvolvimento da educação técnica e profissional.
O encontro contou com as presenças de diversos membros nacionais e internacionais do Unevoc, além do diretor Shyamal Majumdar, que falou da importância desse tipo de discussão durante a Reditec. A reunião abordou, basicamente, três assuntos-chaves: empreendedorismo, inovação e sustentabilidade, sempre focados nas chamadas Green Technology (Tecnologia Verde).
Em suas apresentações, os participantes falaram sobre quais ações de empreendedorismo estão sendo feitas – dada a realidade da instituição e países de onde vieram – e quais devem ser feitas para os estudantes, além das habilidades que os professores devem ter para ensinar empreendedorismo. A questão da sustentabilidade também foi abordada, tanto no quesito econômico, quanto no social e ambiental, e quais ações tem sido feitas nos cursos ofertados para que as pessoas consigam viver bem com ela. A intenção dos membros da Unevoc é discutir todas essas ideias em rede, com cada instituição sendo parte de um todo. Por último, o conceito de inovação foi debatido e como ela tem sido transmitida aos alunos.
A reunião serviu também para que fosse elaborado um planejamento estratégico para curto, médio e longo prazo acerca do que deve ser feito em relação ao empreendedorismo em cada instituição. Segundo Luis Cautera, um dos coordenadores do Unevoc, é preciso formar os jovens não apenas para que eles busquem um emprego, mas para que eles possam criar seu próprio negócio, por meio de práticas empreendedoras. “É muito importante dividir experiências de diferentes centros de vários países, para que de alguma forma sirva de inspiração, e por outro lado, para que haja um intercâmbio de boas práticas que permitam que os jovem recebam o melhor da educação de diferentes países”, destacou.
Para Wouter De Regt, representante da Unevoc na América Latina, a Reditec é uma excelente oportunidade de trocar experiências com diferentes membros. “Todas essas intensas apresentações fortalecem a internacionalização e nos ajudam a abrir os olhos sobre como podemos implementar atividades que vão beneficiar, ainda mais, nossos estudantes, que são o centro de tudo” concluiu.
Acompanhe a Reditec 2018 pelo Facebook, Instagram e pelo canal do IFFluminense no Youtube, o IFF Tube.
As fotos do evento podem ser acessadas AQUI.