Notícias
Educadores participam de curso sobre Ciências da Natureza
Evento
O Campus Centro recebeu o curso "Aprendizagem em Ciências da Natureza", do programa "Educar é pra Vida Toda”, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), o Ministério da Educação (MEC) e o IFF, no último dia 7 de março, no auditório Cristina Bastos. A aula inaugural contou com apresentação do Grupo Oficina de Texto Terra da Alegria (GOTTA), formado por estudantes da rede municipal, e com uma palestra do professor de Biologia da Uenf, mestre e doutor em Biofísica, João Almeida.
Ao todo, foram quase 500 inscritos para a capacitação, que é semipresencial, modalidade Ensino a Distância (EaD), certificado pelo IFF, voltado para professores, educadores, pedagogos, diretores e vice-diretores da rede municipal. A carga horária é de 120 horas, sendo só 12h presenciais, com aulas até agosto.
"Hoje, o professor lida com novos obstáculos em sala de aula. A influência das mídias sociais, dentro de um conceito de modernidade líquida, onde perdemos a referência da verdade. A verdade é o que está na internet, mesmo ela sendo oriunda de fontes não confiáveis. Então, venho aqui frisar a importância de levar conceitos corretos aos estudantes, a partir da sua própria experiência, para que eles não saiam reproduzindo teorias mirabolantes, pseudocientíficas, com a da Terra Plana, por exemplo" destaca João Almeida, frisando que o aprendizado científico deve começar na infância.
De acordo com a coordenadora de Ciências e Educação Ambiental da Smece, Isis Vivório, o curso é na modalidade EaD para ficar mais acessível aos profissionais e as aulas presenciais servem de estímulo ao aprendizado.
"O curso tem a proposta de um estudo específico e aprofundado, para oferecer aos professores da rede municipal possibilidades de trabalhar conteúdos ligados às Ciências da Natureza, considerando diferentes contextos de alfabetização científica, uma proposta de Ampliação e Consolidação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/MEC", pontua o professor.
Compuseram ainda a mesa: o coordenador geral da Rede e-Tec e EaD do IFFluminense, Breno Fabrício Terra; a diretora do Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação do IFFluminense, Larissa Brum; e representando a Coordenação de Convênios e Projetos da Smece, Juliana Queiroga.
"O programa 'Educar é pra Vida Toda' é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Campos dos Goytacazes e o IFF. O objetivo do programa é promover a formação continuada dos docentes, educadores, pedagogos, diretores e vice-diretores da rede municipal, por meio da oferta de cursos na modalidade semipresencial", conclui Breno.
Fonte: Ascom IFFluminense/Prefeitura de Campos