Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > Professor do IFF realiza agenda internacional em Portugal

Professor do IFF realiza agenda internacional em Portugal

Parcerias

Jader Lugon, coordenador do doutorado AmbHidro, está em missão de trabalho por meio dos projetos Faperj/FCT e Capes/FCT.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 19/09/2023 19h38, última modificação 20/09/2023 14h20

Em mais uma ação apoiada pelos projetos Faperj/FCT e Capes/FCT, o professor Jader Lugon Junior, coordenador do doutorado profissional em Modelagem e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicadas em Recursos Hídricos (AmbHidro) do Instituto Federal Fluminense (IFF), participou de uma missão de trabalho internacional, no período de 04 a 15 de setembro, nas Universidades de Lisboa, dos Açores e do Porto. Os projetos têm a participação de pesquisadores brasileiros e portugueses.

A agenda começou com o evento Prospectiva, organizado pelo professor Manuel Heitor, ex-ministro de Ciência e Tecnologia de Portugal, no dia 04, em Setúbal, no Convento da Arrábida; no dia seguinte, participou de reunião técnica no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, com a participação dos pesquisadores Lígia Laximi Machado de Amorim Pinto e Ana Isabel Oliveira; seguida de outra reunião com a professora Ana Martins do Instituto do Mar (IMAR), no Departamento de Oceanografia da Universidade dos Açores.

Outro momento importante da agenda foi a defesa do projeto de doutorado do estudante Nikolas Gomes Silveira de Souza (AmbHidro/IFF), intitulado Modelagem Computacional da Dinâmica de Microplásticos no Ambiente Marinho: Estudos de caso no Brasil e Portugal, no dia 08, no campus da Universidade dos Açores, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira. O professor Jader presidiu a defesa, como orientador, além da participação do prof. Antônio José da Silva Neto, da Uerj (orientador), Ramiro Neves, da Universidade de Lisboa, Manuela Juliano, da Universidade dos Açores, e de Manildo Marcião, do IFF.

“Nessa missão institucional foi possível fortalecer parcerias antigas e abrir novas frentes para projetos de investigação conjuntos. Como sempre, fomos muito bem recebidos na Universidade de Lisboa e na Universidade dos Açores, bem como visitamos as instalações do Air-Centre”, destaca o professor Jader, lembrando que "já são várias as ações que estão sendo realizadas nesta parceria como o doutorado sanduíche de um ano do aluno Nikolas, o estágio de pós-doutoramento de seis meses do professor Manildo e, agora em outubro, outro aluno do AmbHidro deve ir para Portugal para doutorado sanduíche".

A missão ainda contou com uma reunião com o vice-reitor para a Ciência, Inovação e Transferência de Conhecimento, Artur Gil, e a vice-reitora para o Ensino e a Gestão Acadêmica, Suzana Caldeira, na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, momento no qual Jader teve a oportunidade de apresentar o IFF e o AmbHidro.

Em outra ocasião, também para apresentar o IFF para a comunidade internacional, foi realizado o workshop do projeto de pesquisa sobre microplásticos. Além de falar sobre a instituição, teve o objetivo de mostrar os resultados das pesquisas em modelagem computacional. Participaram a professora Maria Manuela Fraga Juliano, da Universidade dos Açores, os professores Antônio José da Silva Neto e Alexandre Fernandes, ambos da Uerj,  e o professor Francisco Bruno Souza, da Universidade Estadual de Santa Cruz.

“Nessa missão institucional foi possível fortalecer parcerias antigas e abrir novas frentes para projetos de investigação conjuntos." - Jader Lugon

Finalizando a missão, foram realizadas reuniões com equipes de pesquisa atuantes na área de Engenharia da Universidade do Porto. Jader fez uma apresentação institucional sobre as pesquisas em andamento e oportunidades para projetos conjuntos aos professores João Gama, Rita Ribeiro e Bruno Veloso (INESC TEC).

Também houve visita técnica ao departamento de Engenharia Civil e ao Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMARjunto aos professores Paulo Jorge Rosa Santos, João Cardoso e Tiago João Fazeres Marques, seguida de discussão com os pesquisadores do Grupo de Estruturas Hidráulicas e Energia Naval, Recursos Hídricos e Ambiente, além de uma apresentação sobre as atividades de pesquisa sobre microplásticos, desenvolvidas no Brasil pelo grupo coordenado pelo prof. Antônio José da Silva Neto, no âmbito dos projetos Capes/FCT e Faperj/FCT.

“Na Universidade do Porto, nas reuniões com os pesquisadores, vislumbramos a oportunidade de receber e enviar alunos/professores para realizarem pesquisas. Ficamos de colocar em contato os responsáveis pelas áreas de internacionalização de nossas instituições para assinatura de documentos de cooperação”, finaliza Jader.

O projeto “Modelagem Computacional e Experimentação Aplicadas ao Estudo da Dinâmica de Microplásticos no Ambiente Marinho: Desenvolvimento, Implementação, Calibração e Validação”, do Programa Capes/FCT - Fundação para Ciência e Tecnologia, tem o objetivo de desenvolver métodos inovadores e ferramentas computacionais para a solução de problemas diretos e inversos no transporte de microplásticos em meio hídrico, com aplicação em quatro regiões geográficas: nas baías de Guanabara e de Sepetiba, no Rio de Janeiro, no Estuário do Tejo e no Arquipélago dos Açores, em Portugal. Em parceria com o Instituto do Mar (Imar), o projeto é composto por pesquisadores da Universidade dos Açores, do Instituto Superior Técnico na Universidade de Lisboa (Maretec), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e do Instituto Federal Fluminense (IFF).