Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > Divulgado novo Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego

Notícias

Divulgado novo Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego

Publicação

O periódico científico, da Essentia Editora, tem acesso aberto e está disponível em formato eletrônico.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 04/03/2020 08h45, última modificação 04/03/2020 18h13
O periódico científico semestral do Programa de Mestrado em Engenharia Ambiental do IFF está disponível online, no site da Essentia Editora.

O periódico científico semestral do Programa de Mestrado em Engenharia Ambiental do IFF está disponível online, no site da Essentia Editora.

 A Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense (IFF) publicou o último número de 2019 do Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, periódico científico semestral do Programa de Mestrado em Engenharia Ambiental do IFFluminense, com a finalidade de divulgar contribuições originais para suporte a decisões relacionadas ao meio ambiente, debatendo questões que envolvem problemas e conflitos ambientais existentes no Brasil e também em âmbito mundial. 

 O Boletim, de acesso aberto, está disponível online em Open Access e também, até o v.9 n.1, no formato impresso. São publicadas, após processo de avaliação entre pares, contribuições inéditas nos idiomas português e inglês. O periódico não cobra taxas dos autores nem de suas instituições para a submissão, processamento e publicação de artigos.

 Os usuários têm permissão para copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.

 Nesta edição são destaques: a “utilização dos índices NDVI e SAVI, para análise de vegetação”, “as soluções tecnológicas para dessalinização de águas salobras e salinas”, “os parques urbanos como soluções para melhoramento do microclima”, “a Educação Ambiental como tema indissociável para as mudanças comportamentais das gerações vindouras”, “a contaminação de corpos hídricos por metais pesados e os danos à biota aquática e à qualidade ambiental”, “a Ecologia Acústica e estudo de padrões e efeitos sonoros de ambientes”, “o uso das geotecnologias como potencial para a geocolaboração nas atividades de fiscalização e gestão ambiental” e, por fim, “as soluções baseadas na natureza (SBN) para requalificação dos rios e a redução dos efeitos das inundações em municípios”.

 “O ano de 2019 contou com grandes desafios ambientais no Brasil e no mundo. Em nosso país restaram as lutas pela defesa do meio ambiente. Continuamos com a nossa missão de divulgar soluções inovadoras e criativas para o cuidado com a natureza”, destaca o editor assistente do Boletim do Observatório Ambiental, José Augusto Ferreira da Silva.