Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > Diretoria de Tecnologia da Informação lança Portal de Eventos do IFFluminense

Notícias

Diretoria de Tecnologia da Informação lança Portal de Eventos do IFFluminense

Novo Portal

Plataforma possibilita que servidor responsável possa gerenciar seu evento, desde a criação do site até a emissão dos certificados de participação.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 08/07/2019 11h35, última modificação 08/07/2019 11h35

 A Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) lançou o Portal de Eventos do IFFluminense, plataforma que agregará todos os eventos do Instituto em um só lugar. O portal traz como diferencial a possibilidade do servidor gerenciar seu evento acadêmico, desde a criação do site até o credenciamento e a emissão de certificados para os participantes.

 Disponível no endereço eventos.iff.edu.br, o Portal de Eventos proporcionará maior autonomia para os servidores. “Os responsáveis pelo evento poderão gerenciá-los de forma simples e intuitiva na plataforma, sem a necessidade de solicitar ao setor de Tecnologia da Informação (TI) a criação de páginas e de esperar os prazos que eram necessários para o desenvolvimento do site”, explica a servidora do Escritório de Governança e Projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação, Rebeca Campanha.

 A plataforma desenvolvida pela DGTI, com layout produzido pela Programação Visual da Diretoria de Comunicação, conta com diversos recursos para criação da página e gerenciamento do evento, como inscrição online, credenciamento, submissão de trabalhos e emissão de certificados. “O site tem sessões que podem ser customizadas pelo administrador do evento, com inclusão de banner com o layout do evento e criação de outras páginas com informações da programação, contato, comissão organizadora, normas para submissão de trabalhos, além de informações gerais sobre transporte e hospedagem”, destaca Rebeca, acrescentando que, durante a execução do evento, o responsável pode credenciar os participantes e, no final, emitir os certificados.

 Após a emissão dos certificados pelo administrador do evento, o participante receberá, por e-mail, o link para sua retirada. O certificado terá um código de autenticação e um QR Code, que direcionará para o Portal de Eventos, onde qualquer pessoa poderá verificar a sua autenticidade.

 Para o público em geral a ferramenta permitirá o conhecimento de todos os eventos que estão sendo realizados e que ainda acontecerão no IFF, e se estão com inscrições abertas para participação ou submissão de trabalhos. “Além disso, uma vez realizado o cadastro no Portal de Eventos, o usuário poderá se inscrever em qualquer evento do IFF, apenas com o CPF e senha, sem a necessidade de se cadastrar novamente”, ressalta Rebeca.

 O diretor da DGTI, Ronaldo Amaral, destaca que o sistema foi idealizado para atender uma demanda recorrente do Instituto. “Buscamos simplificar a oferta do serviço de criação de Portais de Eventos e criar mecanismos que possibilitam a organização das informações dos eventos que ocorrem no IFF".

 Criação do site – antes de criar o site do evento, o responsável deve solicitar a aprovação da Direção de Extensão do seu campus pelo Suap. Após a aprovação, o servidor poderá acessar a área de administração, no menu superior do Portal de Eventos, no endereço eventos.iff.edu.br/saiba_mais, com o seu CPF e senha do idIFF para iniciar a criação do site. Nesta página também estão disponíveis vídeos tutoriais feitos pela DGTI, com o passo a passo para preenchimento das informações e criação da página. Em caso de dúvidas, o servidor poderá entrar em contato com o setor de Tecnologia da Informação do seu campus/unidade ou abrir um chamado na Central de Serviços da TI, pelo e-mail suport.ti@iff.edu.br.

 Juliana Vidigal, diretora de Políticas Sociais e Relações Empresariais da Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação (Propei) do IFF, destaca que os fluxos para solicitar a realização de eventos e a criação de sites estão de acordo com a regulamentação de Pesquisa e Extensão do IFF, que está sendo atualizada pela Propei e tem como um de seus anexos as normas para realização de eventos no Instituto.

 “Além de facilitar muito os nossos fluxos e padronizar, um ponto muito positivo da plataforma de eventos é a visibilidade. Teremos agora um site, um lugar para divulgação dos nossos eventos. A comunidade interna e externa vai poder entrar no site e ver tudo o que está acontecendo e vai acontecer, o que é muito positivo”, ressalta Juliana, acrescentando que a Pró-reitoria já tem vários eventos para lançar no portal.