Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > Dia Mundial das Habilidades dos Jovens será comemorado pela Rede Federal

Notícias

Dia Mundial das Habilidades dos Jovens será comemorado pela Rede Federal

Educação Profissional

Um dos objetivos da data é reafirmar a educação e a formação técnica e profissional como meios para a inserção dos jovens no mercado de trabalho.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 14/07/2017 13h38, última modificação 14/07/2017 13h47

A partir de 2017, o Dia Mundial das Habilidades dos Jovens, o World Youth Skills Day (WYSD, na sigla em inglês), comemorado em 15 de julho, passou a fazer parte do calendário da Rede Federal. Atividades locais serão realizadas para celebrar a data e as conquistas proporcionadas pela educação profissional e tecnológica. 

 Instituído pela Organização da Nações Unidas (ONU), o primeiro Dia Mundial das Habilidades dos Jovens foi comemorado em 2015, ano em que foi firmado o novo acordo climático e estabelecida a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Nesse sentido, o WYSD veio para incentivar o cumprimento de objetivos desses atos: promover um crescimento econômico inclusivo e sustentável, bem como garantir uma educação de qualidade inclusiva e equitativa.

 Para esta edição, a ONU mobiliza seus países-membros para reafirmar a educação e a formação técnica e profissional como meios para a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) referentes a 2016 apontam que “apesar de a taxa de emprego dos jovens aumentar em relação ao ano anterior, o número de jovens sem emprego permanece em 10% em muitos países“.

 Membro do Unevoc desde dezembro de 2016, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) incentiva ações que promovam resultados relevantes para o aumento da qualidade da educação profissional em todo o mundo. “O WYSD representa o fortalecimento integrado, quando diversas nações refletem profundamente sobre o mesmo tema. Sabemos que uma política pública de educação profissional de qualidade é importante para a superação da crise vivida pelo Brasil, e a atuação conjunta com diversos países nos deixa fortalecidos“, afirma o coordenador da Câmara de Relações Internacionais do Conif e reitor do Instituto Federal Fluminense, Jefferson Manhães.