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IFF cria grupos de trabalho para diálogo sobre retorno seguro e progressivo à presencialidade
Atividades Presenciais
O diálogo sobre temáticas relacionadas ao retorno seguro e progressivo à presencialidade e finalização acadêmica do período pandêmico no Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) conta, a partir de agora, com 11 grupos de trabalho temáticos formados por representantes dos servidores e estudantes de todo o Instituto, incluindo representações sindicais e de colegiados.
Definidos numa reunião realizada na manhã desta quinta-feira, dia 23 de setembro, os grupos temáticos ficarão responsáveis por promover debates e construir diretrizes com base nas temáticas que foram selecionadas e que devem ser articuladas a legislação em vigor, em especial ao Plano de retorno às atividades presenciais não adaptáveis ao modelo remoto do IFFluminense, aprovado por meio da Resolução N.º 54/2021, do Conselho Superior, publicada em 20 de setembro.
"A ideia neste momento é pautar nossa comunidade sobre o que entendemos como importante para um retorno presencial seguro, pensando de forma gradual, com a definição de cada uma das fases e atendendo o que é prioritário em cada momento, além de considerar a diversidade existente em cada uma de nossas unidades", explica a pró-reitora de Extensão, Cultura, Esporte e Diversidade, Cátia Viana.
Atualmente, o IFFluminense encontra-se na primeira etapa do plano de retorno, que é uma fase de preparação com atividades realizadas ainda de forma remota e que inclui a compra de equipamentos e insumos, adaptação de espaços e planejamento de atividades, entre outros pontos. Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, José Augusto Ferreira da Silva, o avanço das fases é definido com base em indicadores de melhora da conjuntura pandêmica e de um cronograma institucional que será montado a partir de decisões colegiadas e de forma consensual entre os diversos atores que compõem o IFFluminense.
A previsão é que os grupos de trabalho promovam reuniões internas entre seus integrantes até o dia 7 de outubro. Em seguida, serão realizadas reuniões de relatoria e os demais encaminhamentos com a comunidade acadêmica. Caberá aos grupos o desenvolvimento das diretrizes para os temas e as estratégias a serem adotadas. Ainda em outubro, deverá ser realizada uma webinar para apresentação do documento elaborado pelas relatorias dos temas trabalhados.
Grupos Temáticos
Os diálogos serão baseados nas seguintes temáticas prioritárias, conforme cada um dos grupos formados na reunião desta quinta-feira:
Grupo de trabalho | Temas prioritários |
---|---|
Grupo 1 | Ações de suporte e funcionamento, entre elas aquisição de insumos para atendimento a medidas de prevenção |
Grupo 2 | Plano de acolhimento a servidores, formas de registro de frequência, regras de funcionamento dos setores e plano individualizado de trabalho para os servidores relacionados na como prioridade para trabalho remoto |
Grupo 3 | Plano de acolhimento a estudantes e de atendimento individualizado aos que tenham restrições para o retorno presencial |
Grupo 4 | Transporte de estudantes, atuação dos bolsistas e concessão de auxílios (permanência, transporte, emergencial, entre outros) |
Grupo 5 | Adaptação e uso dos espaços dos setores e de ambientes de aprendizagem, bem como funcionamento de locais de alimentação, como cantinas e restaurantes, e espaços esportivos, além da sinalização padronizada e regras de acesso pelo público externo |
Grupo 6 | Calendários acadêmicos, definição de conclusão das cargas horárias das turmas, planejamento especial para atividades práticas e laboratoriais e para estudantes concluintes, definição de horários de atividades letivas e uso de laboratórios de informática para acesso digital |
Grupo 7 | Projetos de pesquisa e extensão e realização de estágios obrigatórios |
Grupo 8 | Diagnóstico sobre aprendizagem no período de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) |
Grupo 9 | Comunicação do processo |
Grupo 10 | Diagnóstico de vacinação de alunos e servidores |
Grupo 11 | Acompanhamento de saúde, recepção e tratamento de casos suspeitos |
Histórico de ações
O Plano de retorno às atividades presenciais não adaptáveis ao modelo remoto do IFFluminense foi elaborado por servidores das mais diversas áreas de atuação, que discutiram questões técnicas de forma ampliada, levando em consideração orientações do Ministério da Saúde, da Fiocruz e de documentos norteadores de outras instituições de ensino, além da revisão dos Protocolos Específicos de Biossegurança para as Unidades do IFFluminense, aprovados pelo Conselho Superior e publicados por meio da Portaria N.º 681, de 5 de novembro de 2020.
São tratados no plano de retorno, entre outros pontos, as diretrizes de preparação das diversas unidades do IFFluminense e os critérios para utilização segura dos espaços, além da estruturação de retorno gradual, priorizando atividades, por exemplo, que não possam ser realizadas de forma remota.
Em 20 de agosto, o documento foi pauta da reunião ampliada do Colégio de Dirigente, com representantes do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Cenpei), do Conselho Superior (Consup), do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-administrativos em Educação (CISPCCTAE), estudantes, entre outros.
As atividades presenciais estão suspensas no IFFluminense desde março de 2020, em decorrência da excepcionalidade provocada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19). A partir de setembro de 2020, foi autorizado o uso de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) nos campi, até que seja possível o retorno às aulas presenciais. As diretrizes para aplicação desse modelo de ensino no IFF foram construídas por representantes de todos os campi do Instituto, por meio de audiências. Toda a carga horária executada na forma de APNP é computada para o cumprimento do período letivo.
Em caso e dúvidas sobre os protocolos de biossegurança do IFFluminense, é possível entrar em contato com a Comissão Central pelo e-mail ccbio@iff.edu.br.
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