Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > Chamada Pública para professores de inglês

Notícias

Chamada Pública para professores de inglês

Professores da área de língua inglesa que atuam nos Institutos Federais podem participar de chamada pública para programa de capacitação nos Estados Unidos.
por admin publicado 25/09/2015 16h30, última modificação 14/12/2017 14h32

 O Programa Setec-Capes/Nova oferecerá curso intensivo nos Estados Unidos para  até 152 professores de inglês em efetivo exercício nos Institutos Federais de Educação.

 As inscrições estão abertas até o dia 13 de outubro. Acesse a Chamada Pública na íntegra e o Formulário Eletrônico para inscrição. Os candidatos serão selecionados em duas etapas, com realização dos cursos prevista para o período de janeiro a março de 2016 e para o período de julho a agosto de 2016.

 A capacitação terá duração de até oito semanas nas instituições consorciadas ao Northern Virgínia Community College (Nova), dos Estados Unidos, onde os docentes poderão fortalecer o domínio de habilidades linguísticas, conhecer novas práticas pedagógicas e compartilhar de experiências do ensino de inglês.

 O Programa também vai estimular o uso de recursos online e de outras ferramentas na formação continuada de professores e o desenvolvimento de novas metodologias e materiais didáticos para uso em sala de aula, além de estimular parcerias para futuros intercâmbios.

 Como contrapartida pela participação, os candidatos selecionados deverão desenvolver plano de trabalho, por um período mínimo de um ano, nas ações do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), do Ministério da Educação, em sua instituição de origem ou em outras escolas das redes públicas, de modo a aplicar os conhecimentos adquiridos e contribuir com ações e atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização.

 Requisitos - Para se candidatar ao Programa Setec-Capes/Nova, o docente deve ser professor de inglês em efetivo exercício na Rede Federal de EPCT (Institutos Federais, Cefets, Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais ou no Colégio Pedro II), possuir nacionalidade brasileira, ter obtido nota mínima no teste de proficiência em língua inglesa (TOEFL) e não receber ou ter recebido bolsa ou benefício financeiro para capacitação internacional em língua inglesa.

 IFFluminense - A representante do Idiomas sem Fronteiras (IsF) no IFFluminense, Edméa Barbosa Nogueira Dias, estará à disposição para aplicação do teste TOEFL ITP em caráter emergencial para os professores que não tenham a certificação exigida. Os interessados devem entrar em contato com a professora pelo e-mail: edias@iff.edu.br .

 A chamada é realizada em parceria da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

 

 

 Fonte: Ascom MEC com Ascom IFF

 

 

IFF nas Redes Sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 25/09/15)