Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > Chamada para publicação na Estudos Universitários, revista de cultura da UFPE

Chamada para publicação na Estudos Universitários, revista de cultura da UFPE

Periódico Científico

Com submissões até 09 de agosto de 2021, colaboradores podem compor o n.2 do v.38 que celebra as universidades públicas e o desenvolvimento do Brasil, juntamente aos 75 anos da Revista.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 27/07/2021 08h55, última modificação 27/07/2021 09h24

A Estudos Universitários: revista de culturada Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), convida colaboradores, das mais diversas áreas do conhecimento, para participar da composição do volume 38, número 2, que criará um espaço multidisciplinar para expor, debater e compartilhar, sob múltiplas perspectivas, o fazer acadêmico e social das universidades públicas e sua contribuição para o desenvolvimento do Brasil.

Com esta iniciativa, a Revista celebra o aniversário de 75 anos da UFPE e espera receber e publicar artigos, ensaios, relatos de experiência e resenhas que tratam, a partir das suas respectivas áreas, da temática As Universidades Públicas e o Desenvolvimento do Brasil – 75 anos da UFPE.

Os textos devem ser submetidos de 10 de junho a 9 de agosto de 2021 através do site da revista, onde também constam as instruções para edição e envio. O número tem previsão de lançamento em dezembro de 2021.

Exemplificando, a Revista indica alguns tópicos como opções temáticas. Confira:

- Arte e cultura nas universidades públicas brasileiras;

- Caminhos e perspectivas para o fazer científico na pós-modernidade;

- Ciência, tecnologia e ensino na dinâmica capitalista contemporânea;

- Convênios entre universidades, órgãos públicos e empresas privadas;

- Cotas sociais e população negra e periférica nas universidades;

- Democratização do acesso à informação e o fazer científico na era de fake news;

- Desenvolvimento de tecnologias sociais nas universidades públicas;

- Dialogismo entre os diversos conhecimentos e o fazer acadêmico;

- Educação a distância como política de expansão da Educação Superior no Brasil;

- Educação Superior inclusiva: revisão e propostas de soluções;

- Ensino, extensão, pesquisa e inovação universitária: perspectivas de integração;

- Faculdade de Direito do Recife: história, personagens e contribuição;

- Inovação e registro de patentes pelas universidades públicas;

- Instituições pioneiras do Ensino Superior no país;

- Interiorização das universidades e o crescimento socioeconômico das regiões;

- Mulheres cientistas e o desenvolvimento das universidades públicas;

- Perspectivas de reformulação do ensino superior no período pós-pandêmico;

- Pioneirismo e descobertas nas universidades brasileiras;

- População LGBTQIA+ nas universidades públicas;

- Reelaboração das formas de acesso e manutenção dos estudantes nas universidades;

- Relação entre políticas afirmativas nas universidades e a transformação social;

- Relação entre universidades públicas, mercado de trabalho e empresas privadas;

- Transformação social e extensão universitária;

- Universidade do Recife e a criação da UFPE;

- Universidades brasileiras no contexto acadêmico-científico mundial;

- Universidades públicas e o enfrentamento à Covid-19;

- Universidades públicas e os movimentos sociais no Brasil.

Panorama Histórico

A história do desenvolvimento do país e a trajetória das universidades públicas se mesclam, nesses 213 anos de atuação do Ensino Superior brasileiro, em processos de avanços, cisões, reagrupamentos, investimentos, cortes e interiorização. Para além da entrega de recursos humanos especializados e do estímulo à economia local, as universidades públicas têm contribuído com produção de conhecimento sistematizado, pesquisa, práxis pedagógica, desenvolvimento de técnicas e tecnologias que possibilitaram e continuam a possibilitar o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, mesmo sob constantes ataques e cortes orçamentários.

Atuando no campo do ensino, da extensão, da pesquisa e da inovação, as universidades públicas brasileiras têm contribuído com o desenvolvimento do país muito além das questões socioeconômicas, produzindo ações que salvam vidas ‒ como neste período de enfrentamento à Covid-19 – e formulando um pensamento profundo e crítico que reelabora conhecimentos e perspectivas científicos, humanos e culturais, que se materializam em transformação social.

Consoante a esse fazer acadêmico e social, que contribui com o desenvolvimento do Brasil em diversos setores, está a Universidade Federal de Pernambuco. A história institucional da UFPE se inicia em 11 de agosto de 1946 com a união das faculdades de Direito (1827), Medicina (1927), Filosofia (1941) e das escolas de Belas Artes (1932) e Engenharia (1895), formando assim a Universidade do Recife, um dos primeiros centros universitários da região Norte e Nordeste, passando por sua federalização em 1965, quando assume o atual nome, e por sua recente expansão para o interior de Pernambuco, em 2009, até chegar ao seu atual processo de reinvenção, com atividades de ensino, extensão e pesquisa sendo realizadas remotamente, devido ao distanciamento social causado pela pandemia de Covid-19.

Com informações da Equipe Editorial da revista Estudos Universitários

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI  para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!