Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > Carta de Belém marca encerramento da Reditec 2022

Notícias

Carta de Belém marca encerramento da Reditec 2022

Êxito

Evento que reúne dirigentes de toda a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica foi realizado em Belém do Pará.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 11/11/2022 17h45, última modificação 11/11/2022 17h45
Evento teve como tema “Povos e Identidades na Educação Profissional” (Foto: Equipe de Comunicação da Reditec 2022).

Evento teve como tema “Povos e Identidades na Educação Profissional” (Foto: Equipe de Comunicação da Reditec 2022).

 Depois de quatro dias de intensa programação, chegou ao fim a 46ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica – REDITEC 2022, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém do Pará.

 “O evento em Belém foi fantástico. A REDITEC, depois da pandemia, foi um momento em que você percebe que as ideias estão na cabeça e que as esperanças se renovam e que o futuro está aberto para o sucesso da Rede Federal. O IFPA está de parabéns e a Rede Federal ganhou muito nesses últimos dias intensos de atividades”, elogiou o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal do Ministério da Educação – DDR/SETEC/MEC, Kedson Raul de Souza Lima, que também esteve presente na cerimônia de encerramento do evento.

 No total, foram três palestras, três mesas-redondas, uma conferência, quarenta relatos de experiências exitosas e diversas reuniões, com o objetivo de compartilhar e planejar ações da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, especialmente acerca do tema “Povos e Identidades na Educação Profissional”. Cerca de 900 pessoas, entre participantes e equipe organizadora, circularam entre as diversas salas e os onze estandes do evento. 

 “Acho que a gente se reconectou enquanto Rede. Depois de dois anos, por conta da pandemia, a gente pode realizar essa reunião de gestores. E que pela primeira vez aconteceu na Amazônia, o que nos enche de orgulho, não apenas como Instituto Federal do Pará, mas como toda a Rede. Acho também que foi um momento de muita emoção, debates dos mais aprofundados sobre a temática central e outros que a orbitam”, declarou o reitor do Instituto Federal do Pará – IFPA e atual presidente do Conif, Cláudio Alex Jorge da Rocha.

 A cerimônia de encerramento do evento mexeu com as emoções dos presentes, desde seu início, com a apresentação da Carta de Belém, escrita em conjunto pelos reitores que compõem o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – Conif. Entre as palavras finais das autoridades que compuseram o dispositivo, houve ainda homenagens a Cláudio Alex e aos coordenadores da equipe organizadora do evento. 

 “Não tenho como falar de dever cumprido se não olhar, sem me dirigir àqueles que trabalharam de maneira incansável: toda a equipe de apoio que esteve por trás, que engrandeceu o evento. Essa foi a tônica da REDITEC 2022, em Belém: um grandioso evento e isso foi dito por todos aqueles e todas aquelas que passaram por aqui”, orgulhou-se o reitor.

 Além de Claudio Alex e Kedson Raul Lima, também compôs a mesa de abertura o reitor do Instituto Federal do Rio Grande de Norte – IFRN e anfitrião da REDITEC 2023, José Arnóbio de Araújo Filho. “Levar a REDITEC para Natal é um grande desafio. Serão desafios imensos, mas, diante da qualidade dos profissionais que nós temos, eu tenho certeza que a gente vai conseguir fazer um evento tão grandioso quanto foi a REDITEC aqui no estado do Pará”, prometeu José Arnóbio.

 Com a temática “Novos tempos, novos rumos: a Rede que queremos”, a 47ª REDITEC acontecerá em setembro de 2023, na capital Natal. “A nossa proposta para o próximo ano é pensar na reconstrução e nos desafios da Rede de Educação Profissional. Vamos discutir os processos democráticos, que foram duramente atacados na nossa Rede e que são fundamentais para balizar nossas ações dentro da nossa instituição. Até porque o processo democrático inicia com as eleições dos dirigentes máximos e, a partir daí, temos um conjunto de ações de colegiados, órgãos colegiados, movimento estudantil e movimentos sociais, que conseguem pensar numa política efetiva, para que a gente consiga fazer com que os filhos e filhas da classe trabalhadora adentre a nossa instituição, conclua com o seu ciclo acadêmico e possam ir ao mundo do trabalho, como profissionais que podem fazer a diferença necessária que a gente precisa”, concluiu o reitor do IFRN.


Fonte: Equipe de Comunicação da REDITEC 2022 / Site Conif




√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais. 

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!



registrado em: ,