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Alunos do Proeja apresentaram trabalhos finais

O Seminário de Conclusão da Especialização Proeja foi realizado no Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação no dia 2 de junho de 2015.
por admin publicado 03/06/2015 19h55, última modificação 14/12/2017 14h26

 Cerca de 50 banners foram apresentados no Seminário de Conclusão do Curso de Especialização (lato sensu) do Proeja no Centro de Referência do IFFluminense na tarde de ontem, 2 de junho.

 Os alunos são profissionais que atuam na área da Educação. As exposições tiveram abordagens diversas sobre o tema A formação do trabalhador jovem e adulto no IFFluminese.

 Na cerimônia de abertura, estavam presentes o reitor do IFFluminense, professor Luiz Augusto Caldas Pereira, o diretor-geral do campus campos Centro, Jefferson Manhães de Azevedo, o diretor-geral do Centro de Referência, Breno Fabrício Terra Azevedo, o Coordenador do Curso de especialização Proeja, professor Luiz Alberto Rosken e a diretora da Escola de Formação Continuada dos Trabalhadores da Educação, Suely Fernandes Coelho Lemos, além de servidores e convidados.

 Houve uma palestra com o professor da Universidade Estadual do Norte-Fluminense (Uenf), Gerson Tavares, com o tema “A política de permanência dos estudantes jovens e adultos”. Gerson destacou a importância do acolhimento do aluno nas instituições de ensino e que a educação deve se basear na combinação de “crença e desejo”. Segundo ele, “o ponto fundamental na permanência do aluno na escola é o papel que desempenha o professor. O aluno entra no ambiente escolar com um selo de que é menos e acredita nisso. A evasão começa antes dele entrar na escola. Cabe ao professor desconstruir esse conceito”.

 Maiara Batista, aluna do curso, buscou a qualificação como diferencial na competição pelo mercado de trabalho.  Ela relata que sua proposta de conclusão do curso “é direcionada para o IFF, para agir diretamente no problema da falta de exigência da formação pedagógica para os professores que vão ingressar na instituição, funcionando como um curso de formação”.

 

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(Publicada em: 03/06/15)