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Orientacoe para Trabalho Remoto e Presencial

Durante o período de excepcionalidade decorrente da presente crise de saúde, cada chefia de setor, em conjunto com o diretor-geral da unidade do IFF, deve analisar a melhor forma para o desempenho das atividades, seja de forma remota ou presencial, e até mesmo adotar revezamento por turnos.

Preferencialmente, deve ser feito o trabalho remoto, optando-se pelo presencial somente em casos de excepcionalidade. Os servidores estão dispensados do ponto biométrico, devendo fazer o registro das atividades no campo “observações” no Suap, bem como informar se foi de forma remota ou presencial. Ainda como medida instituída no período, ficam suspensas as flexibilizações concedidas a todos os setores do IFF.

Consulte as Portarias N.º 167/2020 e N.º 233/2020 que estabelecem as rotinas de trabalho e os procedimentos administrativos a serem adotados.

Trabalho Remoto

Servidor: combine suas entregas com a chefia. Tenha foco e disciplina para manter sua produtividade!

Chefe: organize o trabalho do seu time, tenha consciência do que cada um pode produzir e seja claro no que é esperado de cada colaborador!

Definam um horário de trabalho: isso ajuda a ter uma rotina mais organizada e produtiva.

Periodicamente: avaliem o andamento do trabalho.
Concluíram uma entrega com sucesso? Celebrem os resultados virtualmente e reconheçam os envolvidos!
Algo não saiu como o planejado? Junto com a equipe, identifique o que poderia ter sido diferente e veja como cada um pode ajudar, fazendo os ajustes necessários para a próxima ação.

Confiança: é indispensável na relação entre chefia e colaboradores. Mantenha a comunicação aberta e constante dos dois lados. Isso é fundamental para o sucesso do trabalho remoto, evitando desgastes.

Se possível, criem um grupo no Whatsapp ou em outro canal: a comunicação em tempo real é peça chave para nos mantermos unidos e produtivos no enfrentamento da situação atual.

A fim de facilitar o acesso aos serviços de TIC institucionais que propiciam o trabalho remoto foi criada uma página no Portal da TIC com orientações, lista de ferramentas e diversas perguntas frequentes atinentes a estes serviços.

As ferramentas disponibilizadas são:
REDE PRIVADA VIRTUAL (VPN) - meio utilizado para tráfego de dados de forma segura e também o acesso externo à rede interna do IFFluminense;
RAMAL EXTERNO - utilização de software que permite o uso remoto em computadores e celulares dos ramais dos setores da Reitoria/campi;
ÁREA DE TRABALHO REMOTA (RD WEB) - área de trabalho remota para acesso a aplicações como o Q-Acadêmico e Sophia;
COMPARTILHAMENTO DE PASTAS NA REDE - armazenamento e compartilhamento de arquivos que ficam organizados em pastas de acordo com os nomes dos setores;
WEBCONFERÊNCIA IFF - realização de webconferência com transmissão de vídeo, voz e compartilhamento de tela;

→ GOOGLE MEET - aplicativo do Google para Android, iOS e Web que permite efetuar chamadas de vídeo pelo celular ou pelo computador;
IFF DRIVE - armazenamento e compartilhamento de arquivos na "nuvem", possibilitando que documentos sejam salvos, compartilhados e acessados de qualquer lugar.

Para conhecer melhor estes serviços basta clicar sobre o seu nome, pois suas respectivas páginas contêm todas as informações necessárias.

Trabalho Presencial

Os setores com atividades presenciais devem manter a sala bem ventilada com janelas e portas abertas e distância de aproximadamente 1,5m entre servidores, que devem higienizar sempre as mãos e os materiais de uso de trabalho. O IFF deve manter os ambientes limpos, higienizados, com acessórios adequados como lixeiras com pedal e dispensador de sabonete líquido e álcool em gel.

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