Atribuições e Competências
Suas atribuições principais são:
-
Propor, de forma compartilhada, as políticas e diretrizes da área de tecnologia da informação, incluindo as de investimento, de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional e com o Plano Diretor de Tecnologia da Informação;
-
Normatizar as metodologias de Tecnologia da Informação e Comunicação;
-
Elaborar, desenvolver, implantar e fornecer serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação de caráter sistêmico, bem como realizar a manutenção deles;
-
Prover a infraestrutura de TIC para os serviços de rede corporativos e sistemas de informação.
-
Manter controle da política de uso de software;
-
Propor e supervisionar a execução da política de informatização;
-
Gerenciar os recursos de informática e zelar pela garantia da manutenção e do bom funcionamento dos equipamentos e sistemas de informática no âmbito da Reitoria;
-
Coordenar, de forma matricial, a Câmara de Tecnologia da Informação do IFFluminense, de forma a uniformizar as políticas de gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação no instituto;
-
Responsabilizar-se pela gestão e manutenção da política de segurança da informação no âmbito da área de TIC e registrar incidentes;
-
Receber e administrar as prioridades de desenvolvimento de novos sistemas.
-
Representar a instituição nos foros específicos da área;
-
Desenvolver outras atividades inerentes à sua finalidade;
As atribuições e funções desenvolvidas pela DGTI e pelos setores de TI dos campi estão relacionadas abaixo:
Compete à Coordenação de Operações de Redes:
-
Instalar, configurar e manter atualizados os equipamentos de rede e segurança, sistemas operacionais e outros softwares básicos necessários ao funcionamento de serviços e soluções de TIC, bem como gerenciar mecanismos de recuperação da instalação dos equipamentos centrais da rede e dos respectivos serviços;
-
Efetuar o planejamento e a gestão de capacidade dos elementos de infraestrutura necessários ao funcionamento dos serviços e soluções de TIC;
-
Prover ambiente computacional adequado para desenvolvimento, teste, homologação, treinamento, produção e uso de serviços e soluções de TIC;
-
Promover, orientar e acompanhar, no que se refere à TIC, a implementação da Política de Segurança da Informação;
-
Analisar alternativas, propor e gerir contratos de serviços inerentes à atribuição desta coordenação, no âmbito da instituição, e gerenciar a qualidade desses serviços;
-
Apoiar e orientar as ações dos campi, no âmbito das atribuições desta coordenação;
-
Desenvolver outras atividades inerentes à sua finalidade.
Compete à Coordenação de Sistemas de Informação:
-
Identificar necessidades e implementar os sistemas computacionais necessários à operação e desenvolvimento do Instituto;
-
Levantar, documentar e gerenciar regras de negócio e requisitos de sistemas;
-
Organizar as atividades de desenvolvimento de sistemas;
-
Prover sistemas de acordo com as regras de negócio e os requisitos especificados;
-
Prover a integração dos Sistemas de Informação;
-
Assegurar o correto funcionamento e a aderência dos sistemas às regras de negócio e aos requisitos especificados;
-
Efetuar a manutenção dos sistemas de acordo com as regras de negócio e os requisitos especificados, mantendo atualizada a documentação pertinente;
-
Elaborar ou garantir a atualização das rotinas e a documentação relativa aos sistemas desenvolvidos;
-
Implantar os Sistemas de Informação, prestar suporte e capacitar os usuários no uso dos sistemas;
-
Analisar alternativas, propor e gerir contratos de sistemas e serviços de desenvolvimento de sistemas no âmbito da instituição e gerenciar a qualidade desses serviços;
-
Manifestar-se quanto aos aspectos técnicos e custos envolvidos no atendimento às solicitações;
-
Analisar, testar e validar a segurança dos sistemas a serem adquiridos e desenvolvidos;
-
Apoiar e orientar as ações dos campi, no âmbito das atribuições desta coordenação;
-
Desenvolver outras atividades inerentes à sua finalidade.