MESTRADO EM SISTEMAS APLICADOS A ENGENHARIA E A GESTÃO

Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Pós-graduação Stricto Sensu > Mestrado em Sistemas Aplicados a Engenharia e a Gestão > Pasta de Dissertações > Dissertações Defendidas em 2018 > ATRIBUTOS DISCENTES RELEVANTES NO RESULTADO DO PISA: MINERAÇÃO DE DADOS APLICADA NA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

por Roberta Alvarenga dos Santos publicado 20/02/2021 22h05, última modificação 20/02/2021 22h05

Henrique Rego Monteiro da Hora (Orientador)

A avaliação educacional constitui um elemento chave para melhorar a qualidade de qualquer escola ou, em seu sentido mais amplo, a qualidade do sistema educacional como um todo. Uma avaliação educacional é importante não só para avaliar a qualidade da educação oferecida, mas também para identificar os pontos fortes e fracos, procurando garantir que todas as escolas ofereçam aos alunos uma educação de qualidade que atenda aos padrões de excelência alcançados nos países mais bem desenvolvidos na questão educacional. O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) é um programa internacional de testes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) realizado em mais de 60 países em todo o mundo. O banco de dados é de acesso aberto, e, portanto, oferece uma possibilidade para exploração científica e mineração de dados. A exigência de um estudo aprofundado dos dados educacionais pressupõe o emprego de tecnologias que possibilitem analisar uma vasta quantidade de dados e, por conseguinte, extrair informações e conhecimento relevante. A mineração de dados se apresenta como uma das técnicas que auxilia a descoberta de conhecimento em grandes bases de dados. Um estudo bibliométrico nessa área é relevante por fornecer informações e orientações para pesquisadores em relação ao andamento da produção cientifica. O objetivo dessa pesquisa é mapear a produção científica na área de avaliação educacional com foco no teste do PISA, utilizando técnicas de mineração de dados, com o objetivo de apresentar uma visão mais ampla da produção científica nacional e internacional dentro deste contexto. Para tanto, foi realizado um estudo bibliométrico da produção científica indexada na base de dados Scopus, considerando o período dos últimos dez anos. Foi possível verificar que a área de avaliação educacional usando mineração de dados se destacou em termos de quantidade de publicações, apresentando uma produção crescente ao longo do período avaliado. Os resultados favoreceram ao conhecimento de um cenário mais abrangente sobre a produção científica sobre o tema e apontaram para a ausência de trabalhos que empregam a mineração de dados na base do PISA para realização de uma avaliação educacional. Isso indica um déficit de produção nessa área, que tem grande potencial a ser explorada.

Palavras-chave: Indicadores educacionais. Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. Mineração de dados.

The educational evaluation constitutes a key element to improve the quality of any school or, in its broadest sense, the quality of the education system as a whole. The process of conducting educational evaluation is important not only to evaluate the quality of schools, but also to identify their strengths and weaknesses, ensure that all schools offer students a quality education that meets standards of excellence achieved in the most well-developed countries on the educational issue. The Programme for International Student Assessment (PISA) is an international testing program of Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD) held in over 60 countries all over the world. The database is open access, and hence it offers a possibility for scientific exploration and data mining. The requirements of a detailed study of educational data presuppose the use of technologies that allow the analysis of a vast amount of data, and therefore, extract relevant information and 7 knowledge. The data mining is one of the techniques that helps the discovery of knowledge in large databases. A bibliometric study in this area is relevant for providing information and guidance to researchers regarding the progress of scientific production. This research aims to map the scientific production in the area of educational evaluation, focused on the PISA test using data mining techniques, presenting a broader view of national and international scientific production within this context. For this purpose, a bibliometric study of the scientific production indexed in the Scopus database was carried out considering the period of the last ten years. The final results point to the absence of studies that use data mining to make educational evaluations on the basis of PISA. This absence indicates a production deficit in this area, which has great potential to be explored.

Keywords: Educational Indicators. PISA. Data Mining.

PDF documentROBERTA ALVARENGA DOS SANTOS.pdf — PDF document, 1.65 MB

There are currently no items in this folder.