MESTRADO EM SISTEMAS APLICADOS A ENGENHARIA E A GESTÃO

Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Pós-graduação Stricto Sensu > Mestrado em Sistemas Aplicados a Engenharia e a Gestão > Pasta de Dissertações > Dissertações Defendidas em 2021 > APLICAÇÃO DE UM MODELO PARA OTIMIZAÇÃO DE FLUXO RODOVIÁRIO: UM ESTUDO DE CASO EM UM TERMINAL PORTUÁRIO

APLICAÇÃO DE UM MODELO PARA OTIMIZAÇÃO DE FLUXO RODOVIÁRIO: UM ESTUDO DE CASO EM UM TERMINAL PORTUÁRIO

por Maico Piassaroli Trancoso publicado 06/03/2023 15h56, última modificação 06/03/2023 15h56

Orientador: Henrique Rego Monteiro da Hora

Coorientador: Valdecy Pereira

O desenvolvimento da logística empresarial torna-se necessário a viabilização do alto nível do comércio mundial, sendo ela a essência do comércio e contribuindo na melhoria do padrão econômico da vida em geral. Um dos setores de grande papel e contribuição em toda a cadeia de suprimentos é o setor portuário e os operadores logísticos relacionados a este ramo. Dessa forma, atualmente o tempo de entrega dos serviços e a busca por eficiência da utilização de ativos é um desafio para o setor. Neste estudo o objetivo é avaliar um modelo de otimização para aumento da produtividade da expedição rodoviária de um terminal portuário de granéis líquidos através da função de sequenciamento e alocação de veículos (Job Shop Scheduling) nas estações de carga. Para isso, é elaborado um modelo de otimização baseado em algoritmo genético e experimentado a partir dos registros reais dos carregamentos do terminal portuário estudado, após serem extraídos e organizados, fornecendo as informações específicas para o modelo. Como resultado, o modelo retornou resultados acima das expectativas, onde se mostrou muito eficiente para baixas quantidades de veículos em fila. Ainda assim, a redução da variação do makespan operacional pdfara qualquer quantidade de veículos em fila também foi um resultado positivo do modelo.

Palavras-chave: Otimização, Pesquisa Operacional, Apoio à Decisão, Porto, Job Shop Scheduling, Algoritmo Genético

The development of business logistics becomes necessary for the viability of the current high level of world trade, being is the essence of trade and a great contribution to improving the economic standard of life in general. One of the sectors with a great role and contribution in the entire supply chain is the port sector and the logistics operators related to this branch. Currently, the delivery time of services and the search for efficiency in the use of assets is a challenge for the sector. In this study, the objective is to evaluate a proposed optimization model to increase the productivity of road dispatch in a liquid bulk maritime terminal by solving a Job Shop Scheduling problem type in the truck loadings. For this, an optimization model based on a genetic algorithm is designed and tested using the real records of the terminal loads, after they were extracted and cleaned, as an input, providing specific information for the model. As a result, the model returned results that exceeded expectations, which proved to be very efficient for low numbers of queued vehicles. Still, the reduction of the operational makespan variation for any number of vehicles was also a positive result of the model.

Keywords: Optimization; Operational Research; Decision Support Systems; Port, Genetic Algorithm

PDF documentMaico Piassaroli Trancoso.pdf — PDF document, 2.75 MB

There are currently no items in this folder.