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A Propriedade Intelectual e a Transferência de Tecnologia no Ensino Técnico: o caso da Firjan SENAI | Autor: Joelson Conceição da Silva

por Secretaria do PROFNIT - IFF publicado 27/04/2022 09h00, última modificação 27/04/2022 09h00

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Graciela Aparecida Profeta

Dentre outros fatores, o desenvolvimento científico e tecnológico de um país está intimamente atrelado à sua capacidade de promover pesquisa tecnológica e a mesma deve estar voltada especificamente para solução de problemas nacionais e, em especial, para o incremento da produtividade nacional, dando atenção ao mercado interno e ao bem-estar da população. Contudo, faltavam ao Estado brasileiro iniciativas âmbito da articulação, incentivo e promoção do desenvolvimento pela ciência e tecnologia. Assim, no início do século XXI começou a ser delineada uma ação estratégica para o desenvolvimento científico e tecnológico do país estimulando instituições de Ensino, Ciência e Tecnologia a participarem do processo de inovação nas empresas. Desse modo, no ano de ano de 2016, a Firjan SENAI lançou o Programa Desafio SENAI Mais Indústria (PDSMI), permitindo que empresas do estado do Rio de Janeiro, de todos os portes, buscassem a ajuda dos alunos da instituição cadastrando desafios que estivessem impactando o dia a dia de seus negócios para que esses estudantes apresentassem ideias inovadoras para solucionar esses problemas. Entretanto, observou-se que embora tenham sido apresentados projetos nesse sentido, não havia no âmbito dos cursos técnicos oferecidos pela instituição, nenhuma unidade curricular dedicada ao ensino de propriedade intelectual, que permite aos inventores impedir o uso indevido do conhecimento protegido. Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar, por meio dos projetos apresentados no PDSMI, o processo de transferência de tecnologia entre a Firjan SENAI e as indústrias do Estado do Rio de Janeiro além de aferir o grau de conhecimento dos estudantes dos cursos técnicos da instituição sobre propriedade intelectual e sua importância. Para isso utilizou-se a pesquisa qualitativa exploratória, com coleta de dados estruturados, de modo a se apresentar um retrato consolidado dos resultados da transferência de tecnologia no âmbito dos cursos técnicos das unidades da Firjan SENAI, além da pesquisa bibliográfica e documental. Concluiu-se que, embora existam pontos que ainda podem ser melhorados nesse processo, o trabalho que a Firjan SENAI vem desenvolvendo por meio do PDSMI conseguiu inserir o ensino técnico no movimento de inovação das empresas do Estado do Rio de Janeiro, apostando na competência dos alunos de seus cursos técnicos para o desenvolvimento de projetos inovadores que tornem a indústria mais competitiva e moderna. Além disso, observou-se que esses alunos demonstraram não possuir pleno conhecimento de registro de propriedade intelectual e da sua importância no processo de transferência de tecnologia, o que indica uma necessidade de inserir nos cursos técnicos oferecidos pela Firjan SENAI a propriedade intelectual, seja como uma etapa a mais no PDSMI, no treinamento dos professores e instrutores da instituição em Propriedade Intelectual ou mesmo na forma de uma unidade curricular em seus cursos técnicos para o ensino de PI, visto que ainda não existe algo do tipo na matriz curricular de nenhum curso técnico oferecido pela instituição.
Palavras-chave: Firjan SENAI, Propriedade Intelectual, Inovação, Invenção, Tecnologia.

Among other factors, the scientific and technological development of a country is closely linked to its ability to promote technological research and it must be focused specifically on solving national problems and on increasing national productivity, paying attention to the market internal market and the well-being of the population. However, the Brazilian State still leaves much to be desired in terms of articulating, encouraging and promoting development through science and technology. Thus, at the beginning of the 21st century, a strategic action for the country's scientific and technological development began to be outlined, stimulating educational, science and technology institutions to participate in the innovation process in companies. Thus, in the year 2016, Firjan SENAI launched the SENAI Mais Indústria Challenge Program (PDSMI), allowing companies in the state of Rio de Janeiro, of all sizes, to seek the help of the institution's students by registering challenges that were impacting their day-to-day business so that these students present innovative ideas to solve these problems. However, it was observed that although projects in this sense have been presented, there was no curricular unit dedicated to teaching intellectual property within the scope of the technical courses offered by the institution. Thus, this work aimed to evaluate the technology transfer process between Firjan SENAI and the industries of the State of Rio de Janeiro through the PDSMI in addition to assessing the degree of knowledge of students of the institution's technical courses on intellectual property and its importance. For this, qualitative exploratory research was used, with structured data collection, in order to present a consolidated picture of the results of technology transfer within the scope of the technical courses of Firjan SENAI units, in addition to bibliographic and documentary research. It was concluded that, although there are points that can still be improved in this process, in general, the work that Firjan SENAI has been developing through PDSMI managed to establish a bridge between technical education and companies in the State of Rio de Janeiro, betting on the competence of students in their technical courses for the development of innovative projects that make the industry more competitive and modern. Furthermore, it was observed that the students of the technical courses, most of them, demonstrated to have low knowledge of intellectual property registration and its importance in the technology transfer process, which indicates a need to insert in the technical courses offered by Firjan SENAI intellectual property, either as an additional step in the PDSMI, in the training of teachers and instructors of the institution in Intellectual Property or even in the form of a curricular unit in its technical courses for the teaching of IP, since there is still no such thing type in the curriculum matrix of any technical course offered by the institution.
Keywords: Firjan SENAI, Intellectual Property, Innovation, Invention, Technology.

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