Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Pós-graduação Stricto Sensu > Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias > Dissertações & Produtos > Pasta Produtos Educacionais > Unidade De Ensino Potencialmente Significativa: Uma Proposta De Aprendizagem De Meio Ambiente Aplicada Na Educação Do Campo.

Unidade De Ensino Potencialmente Significativa: Uma Proposta De Aprendizagem De Meio Ambiente Aplicada Na Educação Do Campo.

por Silvana da Silva de Azevedo Lima publicado 29/10/2019 16h01, última modificação 19/11/2019 11h44

Adelson Siqueira Carvalho

Suzana da Hora Macedo

 

Este material didático consiste em uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) do conteúdo Meio Ambiente. Constitui-se em uma sequência didática proposta por Moreira (2011) e fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel (1963). A UEPS foi organizada em uma sequência lógica, seguindo os passos de Moreira (2011) para promover a interação de novos conhecimentos e os conhecimentos prévios sobre o tema Meio Ambiente, contribuindo para o processo de diferenciação progressiva e reconciliação integradora. O produto traz etapas de atividades elaboradas pela autora para aplicação de um modelo de ensino que oferece aos professores, em especial professores da Educação do Campo, que desejam mudar sua prática docente, uma nova metodologia que inclui o uso da tecnologia. As atividades propostas na UEPS estão organizadas em etapas atendendo a TAS, que pressupõe o conhecimento prévio (subsunçores) como fator mais importante da aprendizagem, e conta com organizador prévio para introduzir novos conceitos, oferecendo um material potencialmente significativo com objetivo de perceber os indícios de uma aprendizagem significativa sobre Meio Ambiente.

PDF documentProduto Final.pdf — PDF document, 5.59 MB

There are currently no items in this folder.