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UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: ESPAÇOS NÃO FORMAIS COMO POTENCIAL DIDÁTICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO IFF-CAMPUS ITAPERUNA

por Renata Ezequiél da Rocha publicado 29/10/2020 10h06, última modificação 29/10/2020 10h06

Maysa Franco Zampa

A Educação Ambiental (EA) em espaços formais e não formais tem sido de grande relevância para sensibilizar e favorecer a minimização dos problemas ambientais da sociedade contemporânea em busca de uma nova realidade socioambiental. Tendo em vista uma formação omnilateral, politécnica e o trabalho como princípio educativo na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), originou-se o seguinte problema de pesquisa: Como desenvolver a EA na EPT de forma integrada em curso do eixo tecnológico informação e comunicação a partir do uso das Unidades de Conservação (UCs) e seu potencial didático como espaços não formais? Para responder a esta problemática delineou-se como objetivo geral desta pesquisa: avaliar o uso de UCs como espaço não formal para favorecer o desenvolvimento da EA no IFF-Campus Itaperuna. A metodologia utilizada é qualitativa e exploratória, o método foi o fenomenológico com os procedimentos técnicos de pesquisa documental e pesquisa-ação. Para tanto, foi feita a análise do projeto pedagógico do curso Técnico em Informática do ensino médio integrado do IFF-Campus Itaperuna no âmbito da EA e do plano de manejo das UCs do município de Itaperuna para escolha da UC a fazer parte da sequência didática desenvolvida e aplicada no 2º ano do curso Técnico em Informática do IFF-Campus Itaperuna. A sequência didática, fundamentada pelo teórico Antoni Zabala, possui caráter interdisciplinar por meio de atividades integradoras que envolveram disciplina técnica e disciplina geral. Foram utilizados questionários, entrevistas e diário de campo para coleta de dados. Os resultados da pesquisa mostram que a sequência didática alcançou os objetivos propostos e confirmou o potencial didático das UCs para a promoção da EA de forma reflexiva e ativa.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Educação Profissional e Tecnológica. Interdisciplinaridade. Unidades de Conservação.

Environmental Education (EA) in formal and non-formal spaces has been of great relevance to raise awareness and favor the minimization of environmental problems in contemporary society in search of a new socio-environmental reality. In view of omnilateral, polytechnical training and work as an educational principle in Vocational and Technological Education (EFA), the following research problem arose: How to develop EE in EFA in an integrated way in the course of the information and communication technological axis from the use of Conservation Units (UCs) and their didactic potential as non-formal spaces? In order to answer this problem, the general objective of this research was outlined: to evaluate the use of UCs as a non-formal space to favor the development of EA at the IFF-Campus Itaperuna. The methodology used is qualitative and exploratory, the method was phenomenological with the technical procedures of documentary research and action research. For this purpose, the pedagogical project of the IFF-Campus Itaperuna integrated technical education course was analyzed within the scope of the EA and the management plan of the UCs in the municipality of Itaperuna to choose the UC to be part of the didactic sequence developed and applied in the 2nd year of the Computer Technician course at IFF-Campus Itaperuna. The didactic sequence, based on the theoretical Antoni Zabala, has an interdisciplinary character through integrative activities that involved technical discipline and general discipline. Questionnaires, interviews and a field diary were used to collect data. The research results show that the didactic sequence reached the proposed objectives and confirmed the didactic potential of the UCs for promoting AE in a reflective and active way.
Keywords: Environmental education. Professional and Technological Education. Interdisciplinarity. Conservation units.

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