Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Pós-graduação Stricto Sensu > Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica > Dissertações > Uma Sequência Didática Para Trabalhar O Ensino De Temáticas Ambientais À Luz Dos Temas Contemporâneos Transversais Para O Curso Técnico Integrado De Meio Ambiente Em Um Instituto Federal

Uma Sequência Didática Para Trabalhar O Ensino De Temáticas Ambientais À Luz Dos Temas Contemporâneos Transversais Para O Curso Técnico Integrado De Meio Ambiente Em Um Instituto Federal

por Carina Silva Rangel Dimas publicado 18/08/2022 10h23, última modificação 18/08/2022 10h23

Leonardo Salvalaio Muline

  • Autora: Carina Silva Rangel Dimas

Na contemporaneidade, podemos perceber que as metodologias educacionais trabalhadas no contexto escolar, em sua maioria, ainda estão longe de provocar no estudante um sentido de pertencimento à sua realidade. O projeto de pesquisa tem o propósito de contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos discentes do primeiro ano do curso técnico integrado de meio ambiente do Instituto Federal Fluminense - Campus Macaé (RJ), na disciplina de
Prática Profissional por meio das premissas dos Temas Contemporâneos Transversais (TCT’s), previstos na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que são divididos em seis macroáreas, sendo a área de meio ambiente a escolhida para estruturar a pesquisa, junto com os seus subtemas: Educação Ambiental e Educação para o Consumo. A concepção dos TCT’s é a busca pela contextualização dos saberes escolares, instruindo os profissionais de educação
almejarem por práticas pedagógicas que coadunem com a realidade do alunado, para que possam aguçar o sentimento de pertencimento ao seu entorno e construir aprendizagem significativa. Logo, o objetivo da pesquisa se harmoniza com a proposta dos temas trazidos pela BNCC sendo priorizada a articulação entre os saberes escolares e as características locais do âmbito social dos discentes, para que então, seja possível a construção do conhecimento de
forma crítica, autônoma e reflexiva com o subsídio dessas temáticas. A pesquisa é exploratória de natureza qualitativa com a técnica de análise de dados à luz da análise de conteúdos de Bardin (2016) e da bibliografia pesquisada. Foi elaborada uma sequência didática que foi aplicada durante encontros pedagógicos em momentos síncronos e
assíncronos, essa experiência resultou em um produto educacional que é parte do trabalho exigido para a aprovação do curso de mestrado, também foram aplicados questionários para os discentes e para a docente da disciplina. Devido a atipicidade atual, as oficinas foram ministradas através das plataformas moodle e meet, para os 4 encontros síncronos foi utilizada a plataforma meet e para a postagem das atividades assíncronas recorreu-se ao moodle. Os
resultados da pesquisa comprovaram o sucesso da abordagem dos Temas Contemporâneos Transversais (TCT’s) como grandes articuladores para o aprendizado pautado na desfragmentação das disciplinas, foi possível compreender nos encontros a emergência da ruptura de uma educação bancária que é histórica na Educação Profissional e Tecnológica.
Palavras-Chave: Temas Contemporâneos Transversais; Sequência Didática; Aprendizagem
Significativa; Educação Ambiental; Educação Para o Consumo.

In contemporary times, we can see that the educational methodologies applied in the school context, for the most part, are still far from provoking in the student a sense of belonging to their reality. The research project aims to contribute to the teaching and learning process of students in the first year of the integrated environment technical course at the Instituto Federal Fluminense - Campus Macaé (RJ), in the discipline of Professional Practice through the premises of the Transversal Contemporaries Themes (TCT's), provided by the National Common Curriculum Base (BNCC), which are divided into six macro-areas, with the environment area being chosen to structure the research, along with its sub-themes: Environmental Education and Education for Consumption. The TCT's conception is the search for the contextualization of school knowledge, instructing education professionals to aim for pedagogical practices that match with the reality of the students, so that they can sharpen the feeling of belonging to their surroundings and build meaningful learning. Therefore, the objective of the research harmonizes with the proposal of the themes brought
by the BNCC, prioritizing the articulation between school knowledge and the local characteristics of the social scope of the students, so that it is possible to build knowledge in a critical, autonomous and reflexive way with the support of these themes. The research is exploratory of qualitative nature with the technique of data analysis in the light of the content analysis of Bardin (2016) and the researched bibliography. A didactic sequence was developed that was applied during pedagogical meetings in synchronous and asynchronous moments, this experience resulted in an educational product that is part of the work required for the approval of the master's degree course, questionnaires were also applied to students and to the teacher of the subject. Due to the current atypicality, the workshops were taught through the Google Meet and Moodle platforms. The Google Meet platform was used for the 4 synchronous meetings and the moodle platform was chosen for the posting of the asynchronous activities. The research results proved the success of the approach of Transversal Contemporary Themes (TCT's) as great articulators for learning based on the defragmentation of disciplines, it was possible to understand in the meetings the emergence of the rupture of a banking education that is historical in Professional and Technological  Education.
Keywords: Transversal Contemporary Themes; Didactic Sequence; Meaningful Learning; Environmental education; Education for Consumption.

PDF documentdissertação final - ficha catalografica 2022.pdf — PDF document, 1.91 MB

There are currently no items in this folder.