Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Pós-graduação Stricto Sensu > Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica > Dissertações > Uma proposta didática com o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação e metodologias ativas de aprendizagem para a disciplina Seminários de Formação Profissional no Ensino Técnico do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro

Uma proposta didática com o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação e metodologias ativas de aprendizagem para a disciplina Seminários de Formação Profissional no Ensino Técnico do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro

por Karen Márcia de Carvalho Gomes publicado 10/11/2021 12h09, última modificação 10/11/2021 12h09

Orientador: Vicente de Paulo Santos de Oliveira
Coorientador: Breno Fabrício Terra Azevedo

Neste trabalho realizou-se uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica na disciplina Seminários de Formação Profissional. Esta disciplina é integrante das matrizes dos cursos técnicos do Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro, e tem por objetivo apoiar o processo de preparação dos estudantes para inserção no mundo do trabalho através do estágio supervisionado. O objetivo de uma intervenção pedagógica é promover melhorias na
prática educacional. Sendo assim, adaptou-se esta disciplina para o formato de curso online no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, utilizando-se os princípios das metodologias ativas, buscando incentivar uma postura dos alunos mais ativa, crítica e reflexiva, e consequentemente contribuir para a construção de novos conhecimentos. Portanto, este trabalho teve como objetivo geral analisar as contribuições da aplicação deste curso online
no Moodle, fundamentado na Teoria Histórico-Cultural, para os estudantes matriculados nesta disciplina. A pesquisa teve caráter qualitativo e foi dividida em três etapas: Pesquisa bibliográfica, pesquisa documental/levantamento e intervenção pedagógica. Na pesquisa bibliográfica houve a busca de livros e publicações científicas, em bases de dados e sites acadêmicos, relacionados ao tema da pesquisa. A pesquisa documental/levantamento foi baseada na leitura e análise dos documentos institucionais relacionados à disciplina, observação da infraestrutura da instituição, e aplicação de questionário prévio aos alunos com o intuito de conhecer o perfil da turma. Na etapa de intervenção pedagógica houve a elaboração, implementação e avaliação do curso online por meio de um questionário final
aplicado aos alunos. Através dos resultados da pesquisa, pôde-se observar que o curso contribuiu para a aproximação dos alunos com a tutora e com os conteúdos, mesmo neste contexto pandêmico, que necessita do distanciamento social. Possibilitou a criação de situações de aprendizagem motivadoras e interessantes aos alunos, a construção de novos conhecimentos e aprimoramento de conhecimentos prévios, evolução dos alunos em relação
ao uso dos recursos tecnológicos, além de oportunizar o autoconhecimento, a reflexão, a consciência crítica e a compreensão da função e importância do estágio curricular supervisionado para a formação profissional e cidadã. Destacaram-se também aspectos negativos como a pouca interação aluno-aluno, e alguns recursos didáticos pouco utilizados. 
Por fim, apresentou-se este curso online no Moodle como produto educacional, buscando contribuir com propostas que visam apoiar os discentes do ensino técnico na sua transição para o mundo do trabalho, principalmente incentivando a prática do estágio supervisionado. 

Palavras-chave: Curso Técnico. Estágio Curricular Supervisionado. TDIC. Metodologias
Ativas. Teoria Histórico-Cultural.

In this work, a research of the pedagogical intervention type was carried out in the discipline Professional Training Seminars. This subject is part of the technical courses' matrices of the Instituto Federal Fluminense Campos Centro campus, and its objective is to support the process of preparing students for insertion into the world of work through supervised internships. The goal of a pedagogical intervention is to promote improvements in educational practice. Thus, this subject was adapted to the format of an online course in the Moodle Virtual Learning Environment, using the principles of active methodologies, seeking to encourage students to be more active, critical and reflective, and consequently contribute to the construction of new knowledge. Therefore, this work had as a general objective to
analyze the contributions of the application of this online course in Moodle, based on the Cultural-Historical Theory, for the students enrolled in this subject. The research was qualitative and divided into three stages: bibliographic research, documentary research/survey and pedagogical intervention. In the bibliographic research there was a
search for books and scientific publications, in databases and academic sites, related to the research theme. The documentary/survey research was based on the reading and analysis of institutional documents related to the subject, observation of the institution's infrastructure, and application of a questionnaire to the students in order to get to know the profile of the class. In the pedagogical intervention stage there was the elaboration, implementation and evaluation of the online course by means of a final questionnaire applied to the students.
Through the results of the research, it was possible to observe that the course contributed to bringing the students closer to the instructor and to the content, even in this pandemic context, which requires social distancing. It allowed the creation of motivating and interesting learning situations for the students, the construction of new knowledge and the improvement of previous knowledge, the evolution of students in relation to the use of technological
resources, as well as providing opportunities for self-knowledge, reflection, critical awareness and understanding of the function and importance of the supervised curricular internship for professional and citizen training. Negative aspects were also highlighted, such as the little student-student interaction, and some didactic resources that were little used. 
Finally, this online course on Moodle was presented as an educational product, seeking to contribute with proposals that aim to support technical education students in their transition to the world of work, especially encouraging the practice of supervised internship. 
Keywords: Technical Course. Supervised internship. TDI. Active Methodologies. Historical-Cultural Theory.

PDF documentDissertação_ProfEPT_Karen_Gomes_Corrigida.pdf — PDF document, 6.66 MB

There are currently no items in this folder.