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PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA: RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA INTEGRAÇÃO CURRICULAR EM CURSOS DO EIXO TECNOLÓGICO RECURSOS NATURAIS, NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA BRASILEIRA

por Leonardo Basilio Caetano publicado 21/05/2019 11h43, última modificação 20/01/2022 11h11

José Augusto Ferreira da Silva

As Práticas Corporais de Aventura estão cada vez mais presentes e ganhando novos adeptos por todo o Brasil, tendo se expandido nas últimas duas décadas. Ao atrair praticantes de várias idades e diferentes objetivos, concorre, inclusive, com esportes e atividades físicas tradicionais. Trata-se de práticas corporais realizadas no ar, água ou terra; seja de forma esportiva, competitiva, de contemplação ou lazer. Essa nova demanda deve ser notada e atendida pela Educação Física, tendo reconhecido seu espaço no currículo escolar. Sobretudo na Educação Profissional e Tecnológica, e cursos do Ensino Médio Integrado do Eixo tecnológico de Recursos Naturais, as Práticas Corporais de Aventura, com a devida atenção pedagógica, apresentam grande relevância e potencial integrador com a formação profissional e pessoal, contemplando aspectos importantes da cultura corporal, em consonância com a realidade rural e de valorização do meio ambiente. Essa pesquisa teve como objetivo analisar a viabilidade de inserção das Práticas Corporais de Aventura, numa perspectiva integradora no currículo da Educação Profissional e Tecnológica brasileira. Para tanto, foi desenvolvida, aplicada e avaliada uma sequência didática de atividades, tendo como referencial teórico Antoni Zabala, João Batista Freire e Elenor Kunz e como público alvo duas turmas de segundo ano do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Fluminense, campus avançado Cambuci, sendo uma do curso de Agropecuária e a outra do curso de Agroecologia. Os resultados confirmaram o potencial integrador das Práticas Corporais de Aventura e o seu papel na formação integral da pessoa em cursos do eixo tecnológico de Recursos Naturais na Educação Profissional Tecnológica brasileira.

Palavras-chave: Práticas Corporais de Aventura; Educação Profissional e Tecnológica; Educação Física; Currículo integrado.

Adventure Body Practices are present and gaining new fans throughout Brazil more and more, having expanded in the last two decades. By attracting practitioners of different ages and different goals, it also competes with traditional sports and physical activities. They are body practices carried out in the air, water or land; either competitive, sporting, contemplative or leisure. This new demand must be noticed and attended by Physical Education, having recognized its space in the school curriculum. Especially in Professional and Technological Education, and Integrated High School courses of Technological Axis Natural Resources, Adventure Body Practices, with proper pedagogical attention, present great relevance and integrative potential with the professional and personal formation, contemplating important aspects of the culture in accordance with the rural reality and the value of the environment. This research had the objective of analyzing the feasibility of insertion of Adventure Body Practices, in an integrative perspective in the Brazilian Professional and Technological Education curriculum. The present study demonstrates the feasibility of insertion of Adventure Body Practices, in an integrative perspective in the curriculum of Brazilian Professional and Technological Education. For that, a didactic sequence of activities was developed, implemented and evaluated, having as theoretical reference Antoni Zabala, João Batista Freire e Elenor Kunz, and as target audience two classes of the Integrated High School of Federal Fluminense Institute, Cambuci Advanced Campus, being a second-year group of integrated course in Agriculture and the other one is a second-year group of the integrated course in Agroecology. The results confirmed the integrative potential of the Adventure Body Practices and their role in the person’s integral formation in courses of the technological axis of Natural Resources in Brazilian Professional Technological Education.
Key Words: Adventure Body Practice; Technological and Professional Education; Physical Education; Integrated curriculum.

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