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Podcast como ferramenta de ensino: possibilidades de contribuição para projeto integrador

por Erika Fonseca de Azevedo Vieira publicado 08/08/2022 14h51, última modificação 08/08/2022 14h55

Breno Fabrício Terra Azevedo

 

  • Autora: Erika Fonseca de Azevedo Vieira

Desenvolver uma prática pedagógica que integre conhecimentos de diferentes áreas e componentes curriculares na formação do estudante é um dos grandes desafios da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil. Princípio previsto em lei e almejado por instituições de ensino que desejam oferecer uma formação completa e abrangente, a integração assume diferentes conceitos no cenário da EPT, conforme apontam autores como Maria Ciavatta
(2014), Marise Ramos (2008) e Gaudêncio Frigotto (2012). A herança do histórico distanciamento entre educação e trabalho e a proposta de reaproximação de ambos apontam para a necessidade de criação de métodos que proporcionem uma formação integral e integrada, capaz de explorar as potencialidades dos estudantes por meio de recursos criativos e eficazes sob o ponto de vista de conceitos como, por exemplo, a interdisciplinaridade. Esse é o interesse do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana, no qual ainda são encontrados obstáculos para uma execução bem-sucedida do chamado Projeto Integrador. Este consiste na proposta de aplicar, por meio de ações concretas, a integração de conteúdos do Ensino Médio e da formação profissional, tendo a interdisciplinaridade como princípio norteador. Objetivando contribuir para a superação de tais dificuldades, sugere-se o uso de podcast como instrumento pedagógico capaz de promover
integração entre disciplinas do curso. Experiências no Brasil e no mundo evidenciam o potencial educativo de tal recurso, cujas características, aplicadas ao contexto educacional, podem possibilitar o protagonismo do estudante em seu percurso formativo, proporcionando o desenvolvimento de autonomia na busca e criação de conteúdo, incentivo ao trabalho colaborativo, exercício da criatividade e de habilidades relacionadas à produção textual e à oralidade, conforme comprovado por meio desta pesquisa. Apresenta-se como produto educacional uma Sequência Didática passível de adaptações e aplicação a diferentes contextos de ensino e aprendizagem. A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica, análise documental, construção e aplicação da SD, e verificação de aceitação e efetividade do recurso por meio da aplicação de questionários, respondidos por docentes e discentes. Os resultados apontam que o
recurso podcast se mostrou eficaz para a proposta de Projeto Integrador, superando as expectativas em relação a outros aspectos, como o desenvolvimento de habilidades.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Projeto Integrador. Podcast. Curso Técnico Integrado.
Sequência Didática.

Developing a pedagogical practice that integrates knowledge from different areas and curricular components in student education is one of the great challenges of Technical and Vocational Education and Training (TVET) in Brazil. A principle established by law and aimed by schools that wish to offer complete and broad education, integration assumes different concepts in the TVET scenario, as pointed out by authors such as Maria Ciavatta, Marise Ramos and Gaudêncio Frigotto. The legacy of the historical distance between education and work and the proposal of rapprochement of both point to the need to create methods that provide an integral and integrative formation, capable of exploring the potential of students through creative and effective resources from the point of view of concepts such as, for example,
interdisciplinarity. This is the interest of Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana’s Integrated Technical Course in Environment, in which obstacles to a successful execution of Integrative Project are still found. This Project is based on the proposal to apply, through concrete actions, the integration of contents from High School and professional training, using interdisciplinarity as a guiding principle. Aiming to contribute to overcoming such difficulties, the use of podcasts is presented as a pedagogical tool capable of integrating some subjects’ topics. Experiences in Brazil and worldwide show the educational potential of podcasts, whose characteristics, applied to the educational context, can enable the students to play a leading role in their own formative path, provide the  development of autonomy in the search and creation of new content, encourage collaborative work, promote the exercise of creativity and skills related to textual production and orality. All those abilities could be developed during this research, as shown by participants’ feedback. A Didactic Sequence that can be adapted and applied to different teaching and learning contexts is presented as an educational product. The methodology included bibliographic research, document analysis, creation and application of the DS, verification of the acceptance and effectiveness of podcast for the presented purpose. The results indicate that podcast proved to be effective as a resource for the Integrative Project proposal, exceeding expectations in relation to other aspects, such as the development of skills.

Keywords: Technical and Vocational Education and Training. Integrative Project. Podcast. Integrated Technical Education. Didatic Sequence.

PDF documentDissertação - Erika Vieira - Profept.pdf — PDF document, 1.69 MB

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