Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Pós-graduação Stricto Sensu > Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica > Dissertações > Pesquisa Como Subsídio Para Revisitação Curricular Dos Cursos Técnicos De Edificações Do Campus Campos Centro/Iffluminense: Uma Abordagem Com Egressos e o Setor Produtivo

Pesquisa Como Subsídio Para Revisitação Curricular Dos Cursos Técnicos De Edificações Do Campus Campos Centro/Iffluminense: Uma Abordagem Com Egressos e o Setor Produtivo

por Marcela Santos Silva Garcez publicado 06/09/2022 10h07, última modificação 06/09/2022 10h07

Orientador: Dr. Vicente de Paulo Santos de Oliveira
Coorientador: Dr. Adelson Siqueira Carvalho

  • Autora: Marcela Santos Silva Garcez

A Diretoria de Educação Básica e Profissional (DEBP), no âmbito do Instituto Federal
Fluminense (IFFluminense), Campus Campos Centro, vivencia a experiência de revisitação
curricular com objetivo de reorganização e atualização dos currículos dos Cursos Técnicos.
Nesse processo identificou-se a necessidade de interação com o mundo do trabalho para obtenção de informações pertinentes às discussões pedagógicas. Dessa forma, esta pesquisa possui o objetivo de investigar a atuação profissional dos egressos do curso Técnico de Edificações, nas modalidades Integrado e Concomitante ao Ensino Médio do IFFluminense, Campus Campos Centro. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa com egressos que continuaram o itinerário formativo e que atuam ou atuaram na área de formação, e também consulta ao setor produtivo, com a finalidade de identificar e sistematizar informações relacionadas ao mundo do trabalho relevantes às tomadas de decisões no processo de revisitação curricular. O referencial teórico selecionado contemplou a formação humana
integrada, o currículo integrado e o acompanhamento de egressos como instrumento de retroalimentação ao processo educacional. A metodologia estruturou-se a partir de uma abordagem qualitativa, configurando-se como pesquisa de natureza aplicada e qualitativa.
Além disso, foram realizadas pesquisas bibliográfica, documental, compondo a etapa exploratória da pesquisa, e de campo. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados questionários aplicados aos egressos do período entre 2010 e 2019, e entrevista semiestrutura da aplicada aos representantes do setor produtivo local, sendo os dados analisados pela técnica Análise de Conteúdos de Bardin (2011). Por meio dos resultados obtidos foi possível traçar um panorama da atuação profissional dos egressos do curso Técnico de Edificações.
Como produto educacional, foi elaborado um Guia Informativo, baseado nos resultados obtidos na pesquisa, com a finalidade subsidiar a tomada de decisão no processo de revisitação curricular do curso Técnico de Edificações, servindo também de instrumento de apoio aos cursos que passem pelo mesmo processo no IFFluminense e em outros Institutos Federais. Assim, essa pesquisa apresenta-se em atendimento à demanda identificada a partir das discussões pedagógicas sobre revisitação curricular que acontecem no contexto da Diretoria de Educação Básica e Profissional do IFFluminense, Campus Campos Centro.
Palavras-chave: Egressos. Formação Integral. Currículo Integrado. Ensino Médio Integrado. Setor Produtivo.

The Board of Basic and Professional Education (DEBP), within the scope of the Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), Campos Centro campus, experiences the curricular revisitation, with the objective of reorganizing and updating the curricula of the Technical Courses. In this process, the need for interaction with the world of work was identified, in order to obtain relevant information to pedagogical discussions. Therefore, this research aims to investigate the professional behave of graduates of the Building Technical Course, in the Integrated and Concurrent with High School modalities, at IFFluminense, campus Campos Centro. In this sense, a survey was carried out with graduates who continued the itinerary formative and who work or have worked in the area, and also consults the
productive sector, in order to identify and systematize information related to the world of work relevant to decision making in the curriculum review process. The theoretical reference selected included integrated human formation, the integrated curriculum and monitoring of graduates as a feedback instrument for the educational process. The methodology was structured from a research of an exploratory, applied nature. As data collection instruments,
a questionnaire was used, applied to graduates from the period between 2010 and 2019 and a semi-structured interview, applied to representatives of the local productive sector, the data being analyzed by Bardin's Content Analysis technique. Through the results obtained, it was possible to draw an overview of the professional performance of graduates from Building Technical course. As an educational product, an Information Guide was prepared, with the
purpose of supporting decision-making in the process of curricular revisiting, also serving as a support instrument for courses that go through the same process in other Federal Institutes.
Thus, this research presents itself in response to the demand identified from the pedagogical discussions on curricular revisiting that take place in the context of the Basic and Professional Education Board of IFFluminense, campus Campos Centro.
Keywords: Graduates. Integral Formation. Integrated Curriculum. Integrated High School. Productive Sector.

PDF documentDissertação_ProfEPT_MARCELA VERSÃO FINAL catalogada.pdf — PDF document, 30.47 MB

There are currently no items in this folder.