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PENSANDO A CONSCIÊNCIA CORPORAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO: UM OLHAR SOBRE O CORPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

por Daniele Gravina de Azevedo publicado 09/11/2020 16h55, última modificação 09/11/2020 16h55

Dra. Maysa Franco Zampa

Pensar a Consciência Corporal é buscar entender o corpo de maneira ampla e abrangente; é
desenvolver o autoconhecimento; conscientizar-se de que no corpo estão impressas as
relações culturais e sociais da sociedade, a qual o ser humano faz parte. A partir do momento
que conectamos corpo e mente, agindo conscientemente sobre as ações do nosso corpo, somos
capazes de entendê-lo melhor. Considerando-se algumas situações possíveis de serem
encontradas no ambiente de trabalho e também no ambiente escolar, como: restrição ao
movimento corporal, movimento reproduzido de maneira técnica e mecanizada e, posturas
corporais inadequadas adotadas nestes ambientes, a pesquisa teve como objetivo geral
investigar a relação entre corpo e aprendizagem, sob a perspectiva da consciência corporal,
em uma das turmas do terceiro ano do curso técnico em Automação Industrial integrado ao
ensino médio do IFFluminense campus Macaé. Para isso, um dos objetivos específicos foi
construir, aplicar e analisar uma sequência didática (SD), com o propósito de estimular a
reflexão sobre a importância da consciência corporal e da educação postural no processo
educacional. A pesquisa foi de natureza aplicada, abordagem qualitativa e pesquisa-ação. Os
instrumentos para coleta de dados foram questionários, entrevista e Inventário de Estilo de
Aprendizagem de David Kolb. O tratamento dos dados se deu por meio do método da análise
de conteúdo, proposto por Bardin. Como resultado, o estudo evidenciou o estilo de
aprendizagem Acomodador predominante na turma investigada, revelando que 43% dos
alunos enfatizam o sentir e o fazer durante a aprendizagem. Em relação à importância da
abordagem das temáticas consciência corporal e educação postural nas aulas de Educação
Física, aproximadamente 65% dos alunos consideraram como muito importante, mostrando-se
essencial para a saúde. Nesse aspecto, o estudo aponta para a inserção destas temáticas no
ensino de Educação Física de maneira sistemática. O resultado a respeito da relação entre a
postura corporal e os aspectos ergonômicos, encontrados no ambiente escolar, revelou que
64,6% dos alunos sentem algum tipo de desconforto, chamando a atenção para os mobiliários
encontrados neste ambiente. No que se refere ao comportamento postural, 70,6% dos alunos
perceberam uma mudança em suas atitudes após vivenciarem a sequência didática,
compreendendo as consequências que uma má postura pode ocasionar. Nos depoimentos, eles
relataram que passaram a ficar mais atentos à postura diante do computador, mesa de estudos
e em sala de aula. Isto posto, entende-se que abordar questões relacionadas ao aspecto
corporal, sob a perspectiva da consciência corporal, no Ensino Médio Integrado ao Técnico é
assunto de grande relevância, visto o comprometimento da Educação Profissional e
Tecnológica com a formação integral do aluno. Como sugestão para trabalhos futuros, o
estudo propõe a continuação deste, ampliando os espaços de discussão e debate a respeito das
temáticas consciência corporal e educação postural, envolvendo não só alunos e professores,
mas também gestores, servidores e demais membros da comunidade escolar.
Palavras-chave: Ensino Médio Integrado ao Técnico. Ensino e Aprendizagem. Consciência
Corporal. Educação Física.

To think about Body Consciousness is to seek to understand the body in a broad and
comprehensive way; it is to develop self-knowledge; to be aware that the cultural and social
relations of society, to which the human being is a part, are imprinted on the body. From the
moment we connect body and mind, acting consciously on our body's actions, we are able to
understand it better. Considering some possible situations to be found in the work
environment and also in the school environment, such as: restriction to body movement,
movement reproduced in a technical and mechanized way, and inadequate body postures
adopted in these environments, the research had as a general objective to investigate the
relationship between body and learning, under the perspective of body consciousness, in one
of the third year classes of the technical course in Industrial Automation integrated to the
high school of the IFFluminense Macaé campus. For this, one of the specific objectives was to
build, apply, and analyze a didactic sequence (SD), with the purpose of stimulating reflection
on the importance of body consciousness and postural education in the educational process.
The research was of applied nature, qualitative approach and action research. The
instruments for data collection were questionnaires, interview and David Kolb's Learning
Style Inventory. The data treatment was done through the content analysis method, proposed
by Bardin. As a result, the study highlighted the predominant Accommodation learning style
in the investigated class, revealing that 43% of the students emphasize feeling and doing it
during the learning. Regarding the importance of addressing body awareness and postural
education in Physical Education classes, approximately 65% of the students considered it
very important, proving to be essential for health. In this aspect, the study points to the
insertion of these themes in Physical Education teaching in a systematic way. The result
regarding the relationship between body posture and ergonomic aspects, found in the school
environment, revealed that 64.6% of the students feel some kind of discomfort, calling
attention to the furniture found in this environment. Regarding the postural behavior, 70.6%
of the students noticed a change in their attitudes after experiencing the didactic sequence,
understanding the consequences that a bad posture can cause. In their testimonies, they
reported that they started to be more attentive to the posture in front of the computer, study
desk and in the classroom. This being said, it is understood that to approach issues related to
the corporal aspect, under the perspective of the corporal conscience, in the Integrated High
School to the Technician is a subject of great relevance, given the commitment of the
Professional and Technological Education with the integral formation of the student. As a
suggestion for future works, the study proposes the continuation of this one, expanding the
discussion and debate spaces regarding the themes of body consciousness and postural
education, involving not only students and teachers, but also managers, servants and other
members of the school community.
Keywords: Technical Integrated High School. Teaching and Learning. Body Consciousness.
Physical Education.

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