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O perfil do aluno surdo do Instituto Federal Fluminense e suas necessidades educacionais

por Rafaela Dumas Reis publicado 25/05/2023 13h41, última modificação 25/05/2023 13h41

 Jonis Manhães Sales Felippe

 

  • Autora:

Rafaela Dumas Reis

Esta pesquisa surgiu a partir das experiências vividas pela pesquisadora, como pedagoga do campus Avançado Maricá e do campus Macaé do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), ao se deparar com as dificuldades para a efetiva inclusão de estudantes surdos no Instituto. Nesse sentido, este trabalho trouxe possibilidades de reflexões acerca do direito à educação das pessoas surdas que, historicamente, sofrem com princípios excludentes, segregacionistas e assistencialistas. Atualmente, esses estudantes encontram barreiras de diversas espécies, que impedem ou limitam o exercício pleno de tal direito. Não obstante, como consequência de mobilizações nacionais e internacionais, esse cenário vem sendo modificado nas últimas décadas, por meio de políticas públicas que trouxeram conquistas importantes à educação dessa comunidade, como a filosofia educacional do bilinguismo, objeto de grande importância na valorização da identidade, da língua, da cultura, e na inclusão escolar desses indivíduos. Assim, o objetivo central deste trabalho foi investigar o perfil e as necessidades educacionais dos estudantes surdos matriculados e regularmente frequentando as atividades acadêmicas do ano letivo 2022, nos campi do IFFluminense. Para alcançar tal objetivo, foram realizadas investigações e discussões acerca da oferta da educação de surdos na contemporaneidade e dos caminhos para um ensino profissional e tecnológico inclusivo no IFFluminense, buscando a compreensão das políticas institucionais e dos fluxos nos atendimentos desses estudantes. Também foram analisados condições e desenvolvimento da aprendizagem, a fim de elaborar um panorama sobre o perfil e as necessidades do estudante surdo do IFFluminense. A pesquisa foi organizada em diferentes etapas de investigação, começando pela busca dos referenciais teóricos e legais; em seguida, foi realizada uma investigação de campo, de caráter quanti-qualitativo, com a aplicação de questionários às coordenações Napnee e entrevistas estruturadas por meio de formulário com os estudantes surdos. Além disso, foram analisadas informações do Acadêmico Web para compreender o percurso acadêmico dos estudantes pesquisados e do Sistema Unificado da Administração Pública (Suap) do IFFluminense, a fim de identificar quais são os servidores lotados no Napnee de cada campus. Os resultados revelaram fragilidades nos atendimentos pedagógicos, acessibilidade atitudinal e comunicacional, carência de servidores nas equipes multiprofissionais, elevado índice de reprovações, entre outros. Como fruto da pesquisa, foi elaborado um produto educacional em forma de relatório técnico, que foi entregue aos gestores dos campi, à Pró-Reitoria de ensino e à Diretoria de Políticas Estudantis, indicando a necessidade de alterações no programa de acessibilidade educacional e/ou uma política institucional específica, que contemple, de maneira mais fidedigna, as reais necessidades dos nossos estudantes surdos.

Palavras-chaves: Educação Profissional e Tecnológica. Cultura e Identidade Surda. Estudantes Surdos. Instituto Federal Fluminense. Política Estudantil.

This research emerged from the experiences lived by the researcher, as a pedagogue at the Advanced Maricá campus and the Macaé campus of the Fluminense Federal Institute of Education, Science, and Technology, when faced with the difficulties for the effective inclusion of deaf students in the Institute. In this sense, this work brings reflections on the right to education of deaf people who, historically, suffer from exclusion, segregationist, and welfare principles. Currently, these students encounter barriers of various kinds, which prevent or limit the whole exercise of this right. However, as a result of national and international mobilizations, this scenario has been modified in recent decades through public policies that have brought important achievements to the education of this community, such as the educational philosophy of bilingualism, an object of great importance in valuing identity, language, culture, and school inclusion of these individuals. Thus, the main objective of this work was to investigate the profile and educational needs of deaf students enrolled and regularly attending the academic activities of the 2022 academic year, on the IFFluminense campuses. To achieve this goal, investigations, and discussions were carried out about the offer of education for deaf people in contemporary times and the paths for inclusive professional and technological education at IFFluminense, seeking to understand the institutional policies and the flows in the care of these students. Learning conditions and development were also analyzed to elaborate an overview of the profile and needs of the deaf student at IFFluminense. The research was organized into different stages of an investigation, starting with the search for theoretical and legal references; then, a quantitative-qualitative field investigation was carried out, with the application of questionnaires to the Napnee coordinations and structured interviews using a form with the deaf students. In addition, information from the Academic Web was analyzed to understand the academic path of the students surveyed and from the Unified Public Administration System - SAUP of IFFluminense to identify which servers are allocated in the Napnee of each campus. To guide data collection, the research focused on three guiding questions: 1- who are the deaf students at IF Fluminense? 2- how do their inclusion process and the respective services take place? 3- what are the needs of these students and the policies developed by the IFF aiming at permanence and success in the teaching and learning process? After analyzing the data obtained, the results revealed deficiencies in pedagogical assistance, attitudinal and communicational accessibility, lack of servers in multidisciplinary teams, and a high rate of failures. As a result of the research, an educational product was prepared in the form of a technical report, which was delivered to the campus managers, the Dean of Education, and the Student Policy Board, indicating the need for changes in the educational accessibility program and a specific institutional policy, which contemplates, in a more reliable way, the real needs of our deaf students.

Keywords: Professional and Technological Education. Deaf Culture and Identity. Deaf Students. Instituto Federal Fluminense. Política Estudantil. Student Policy

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