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Fluência digital para uso das TDIC na docência: contribuições de um curso de formação continuada para docentes da EPT

por Tiago Fernandes Cerqueira Lima publicado 03/11/2022 11h30, última modificação 03/11/2022 11h30

Breno Fabrício Terra Azevedo

 

  • Autor: Tiago Fernandes Cerqueira Lima

A rápida popularização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) impacta significativamente a vida das pessoas, o que inclui a forma estas como estudam e aprendem. Desse modo, para possibilitar a formação plena dos alunos, é essencial que os professores utilizem as ferramentas tecnológicas de maneira ativa, criativa, crítica, consciente e ética. Além disso, essas características permeiam o conceito de Fluência Tecnológica Digital (FTD). Com embasamento teórico erguido sobre as TDIC na Educação, na fluência e nas competências digitais docentes importantes para o uso das tecnologias como recursos de auxílio às práticas pedagógicas e à formação continuada de professores, esta pesquisa estabeleceu o objetivo geral de analisar as contribuições de um curso de formação continuada para docentes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) quanto à apropriação e ao desenvolvimento de fluência e competências digitais, visando à utilização das TDIC como auxílio ao processo de ensino e aprendizagem. Este estudo se justifica pelo potencial de contribuição que as TDIC podem trazer para a formação omnilateral dos discentes e pelos desafios encontrados por docentes para a aquisição e o desenvolvimento da sua própria FTD,
principalmente na EPT, considerando o caráter instrucional tradicionalmente adotado nessa esfera educacional. A metodologia do presente trabalho assume a abordagem metodológica qualitativa, com caráter exploratório, e materializa-se como uma pesquisa-ação delineada por meio de um curso de formação continuada intitulado Fluência e Competências Digitais para Uso das TDIC na Docência. Durante as atividades formativas, elaboradas e ofertadas para
professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), ocorreu a coleta de dados por meio da aplicação de questionários. Diante dos resultados obtidos, foi possível verificar que o curso favoreceu a construção de conhecimento relativo à FTD; uma percepção mais sólida sobre a cidadania digital; uma ótica mais aprofundada sobre a FTD, tanto nos seus aspectos teóricos quanto nos práticos; e o aprimoramento das práticas pedagógicas. Também foi possível inferir que, apesar da abundante disponibilidade de informação no meio digital, os professores consideram relevante adquirir FTD por meio de cursos de formação continuada.

Palavras-chave: Formação Continuada de Professores. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Educação Profissional e Tecnológica. Fluência Digital. Fluência Tecnológica Digital.

The rapid popularization of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) significantly impacts people's lives, which includes the way they study and learn. To enable the full training of students, it's essential that teachers use technological tools in an active, creative, critical, conscious and ethical manner. These characteristics permeate the concept of Digital Technological Fluency (FTD). With theoretical basement raised over the TDIC in the Education, fluency digital of teachers, important for the use of the technologies as aid resources for the pedagogical practices and the continuing formation of teachers, the research had the general objective of analyzing the contributions of a continuing formation course for teachers of EPT regarding the appropriation and development of fluency digital, aiming at the utilization of TDIC as aid to the teaching and learning process. This research is justified by the potential of contribution that TDIC can bring to the omnilateral training of students and by the challenges found by teachers for the acquisition and development of their own FTD, principally in EPT, considering the instructional character traditionally adopted.
The methodology of the present work assumes the qualitative methodological approach, of exploratory character and it is an action research outlined through the Continuing Formation Course “Fluency and competences digital for the use of TDIC in teaching”. During the course, elaborate and offered to the IFF teachers, data collection took place through the
application of questionnaires. In view of the results obtained, it was possible to verify that the course favored the construction of knowledge relative to FTD, a more solid perception about digital citizenship, a more in-depth view about the FTD, both in its theoretical aspects and in its practical aspects and the improvement of pedagogical practices. It is also possible to infer that, despite the abundant availability of information in the digital environment, teachers
consider it relevant to acquire FTD through continuing formation courses.

Keywords: Continuing teacher formation. TDIC. EPT.
Fluency digital. FTD.

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